Banca de QUALIFICAÇÃO: LAUDINÉIA VERAS ALMEIDA

DISCENTE: LAUDINÉIA VERAS ALMEIDA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO VLOG DE OPINIÃO:
ensinando e aprendendo por meio da trilha de aprendizagem

Palavras-chave: Multimodalidade. Trilha de aprendizagem. Argumentação. Vlog de opinião.

ÁREA: Lingüística

A presente dissertação de mestrado propõe uma reflexão quanto ao uso das estratégias argumentativas presentes na produção do gênero Vlog de opinião de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola rede pública de Paragominas, município do nordeste paraense. Partindo das recentes perspectivas de letramento, multimodalidade e da trilha de aprendizagem como ferramenta didático- metodológica para o trabalho com esse gênero, objetivamos que os alunos reconheçam e utilizem de forma adequada esses mecanismos linguísticos responsáveis pela argumentatividade e, por conseguinte, desenvolvam a habilidade oral e escrita para a consolidação da argumentação. Como fundamentação teórica ao trabalho, recorremos aos estudos de Bakhtin (1997), que apresenta os gêneros discursivos como atividade de interação; Fiorin (2022), com uma aboradgem acerca do pensamento de Bakthin para entender suas reflexões e destacar que o ponto de partida de Bakhtin é o vínculo intrínseco existente entre a utilização da linguagem e as atividades humanas; Marcuschi (2008), para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem e Motta Roth (2011), para uma reflexão sobre a metodologia de análise de gêneros. Além destes, para refletirmos sobre multiletramentos e multimodalidade, buscamos apoio em Rojo & Moura (2012), Cani e Coscarelli (2012) e Ribeiro (2012). Para a abordagem das trilhas de aprendizagem, recorremos aos estudos de Silva e Santos (2019) e Ota e Hoffmann (2019), que ressaltam a personalização do ensino, a autonomia do estudante e a colaboração entre pares como alguns dos benefícios dessa abordagem. Optamos por adotar uma abordagem metodológica de intervenção didático-pedagógica, apresentando uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Para alcançar esse objetivo, foi necessário transformar o vlog de opinião em um objeto de ensino. Em seguida, foi desenvolvido um modelo didático para converter a transposição didática dos elementos composicionais e, posteriormente, criar a trilha de aprendizagem, uma vez que as trilhas de aprendizagem surgem como uma ferramenta didático-metodológica capaz de organizar e sequenciar os objetos de conhecimento de maneira coerente e significativa, contribuindo para o desenvolvimento das competências linguísticas e comunicativas dos alunos.

Presidente - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Interno - 2190593 - GILSON PENALVA