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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOVENTINO SILVA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOVENTINO SILVA PEREIRA
DATA: 08/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

“VERSANDO REBELDIA”: Uma proposta de mediação de leitura a partir de poemas com alunos do campo do 8o ano.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Mediação de leitura; Versando Rebeldia; Assentamento Califórnia; Letramentos literários de (re)existência.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação, ainda em construção, realizada na Escola do Campo Antônio de Assis, localizada no assentamento Califórnia, em Açailândia – MA, com alunas e alunos do 8o ano, do ensino fundamental. Para esta pesquisa, escolhemos como objeto de estudo a coletânea Versando Rebeldia, de 2016, organizada por coletivos de mulheres e homens militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), de todo Brasil. A obra apresenta em sua estrutura 4 (quatro) partes com o total de 60 (sessenta) poemas. Com isso, escolhemos 3 (três) poemas intitulados “Transformação” (de Marília Carla de Mello Gaia), “Vida Sem Terra” (de Lorena Aparecida dos Santos) e “Movimento Sem Terra” (de André Carlos de Oliveira Rocha), cujo o objetivo central da pesquisa foi a leitura e a (re)escrita dos poemas através do letramento literário de (re)existência. Além disso, nos pautamos em alguns procedimentos metodológicos, como: leituras e (re)escritas dos poemas escolhidos; entrevistas semi-estruturadas; rodas de conversa; performances poéticas com convidados; organização de coletânea com as produções poéticas dos alunos. Para o desenvolvimento da mediação de leitura, escolhemos como recurso metodológico a Sequência Básica (SB) de Rildo Cosson (2009) a partir de uma sequência didática em que é dividida em 8 (oito) oficinas. Como aporte teórico, selecionamos os autores: Candido (1988), Dalvi (2021), Freire (1996), Street (2014), Neres (2021), Souza (2021) e outros, cujos seus estudos contribuem para um olhar científico acerca da temática estudada. Acreditamos, portanto, que essa prática de mediação de leitura e (re)escrita através de poemas com temáticas próprias do campo, possibilita uma formação crítica dos estudantes do campo acerca da história de luta pela terra que pode ser explorada na
perspectiva dos letramentos literários de (re)existência que acontecem tanto na escola como fora dela e, também, contribui para a valorização da vida no campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2139123 - EDIMARA FERREIRA SANTOS
Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Externo à Instituição - MARIA NEUZA DA SILVA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 31/08/2023 16:29
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