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Banca de DEFESA: PAULO ALEXANDRE MORAES BALIEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ALEXANDRE MORAES BALIEIRO
DATA: 10/10/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência – Google Meet
TÍTULO:

O GÊNERO DEBATE PÚBLICO REGRADO: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentos. Gênero debate público regrado. Estratégias. Protótipo


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa surgiu de reflexões tecidas ao longo de anos de atuação na docência do Ensino Fundamental e Médio, durante os quais observamos limitações por parte de alunos ao falar e escrever sobre temáticas polêmicas, quando é preciso se posicionar, elaborar e articular argumentos para a sustentação de pontos de vista. Isso nos levou a postular a prática do gênero debate público regrado em sala de aula, como um instrumento didático eficiente na tarefa de auxiliar o professor na formação de sujeitos mais preparados para o exercício da palavra nos espaços públicos de interação social. Propomos, assim, como objetivo central do presente trabalho, sugerir estratégias para o ensino-aprendizagem do gênero oral bastante apreciado e alinhado às práticas de linguagem contemporâneas, com vistas a contribuir para a formação de sujeitos capazes de expressar pontos de vista e de defendê-los por meio de argumentos éticos, plausíveis e diversificados. Posto isso, pretende-se também criar possiblidades para que o aluno possa se expressar através de bons argumentos; promover o interesse pelas discussões por meio de temas atuais, relevantes e polêmicos; promover o engajamento social e politizado. O referencial teórico está respaldado na concepção de gênero discursivo como “formas relativamente estáveis de enunciado” (Bakhtin, 2003), assim como nas teorias relacionadas a gêneros do discurso e gêneros orais de Rojo e Barbosa (2015), Travaglia et alii (2017), Costa (2008) e Jacob; Diolina; Bueno (2018); na argumentação como “um campo vasto, complexo e multidisciplinar” (Paulinelli, 2014), apoiado em Weston (2005), Perelman (1996), Amossy (2020), Silva (2016), Koch e Elias (2016). A metodologia de realização da pesquisa está ancorada na pesquisa-ação proposta por Thiollent (1986) e Godoy (1995). A intervenção foi aplicada em uma escola de Ensino Fundamental, sendo organizada em oficinas semanais, privilegiando produções orais, tendo como principal instrumento um protótipo didático que, na definição de Rojo e Moura (2012), “são estruturas flexíveis e vazadas que permitem modificações por parte daqueles que queiram utilizá-las em outros contextos que não o da proposta inicial”. Assim, desejamos inspirar possibilidades que possam ser editadas e adequadas ao contexto de cada professor e cada aluno. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2190593 - GILSON PENALVA
Presidente - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Externo à Instituição - ÉRICA ALESSANDRA FERNADES ANICETO
Notícia cadastrada em: 09/10/2023 23:21
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