Banca de DEFESA: WALLACE DOS SANTOS ARRUDA

DISCENTE: WALLACE DOS SANTOS ARRUDA
DATA: 11/10/2023
LOCAL: Videoconferência – Google Meet

ANIMÊS ONE-PUNCH MAN: Uma proposta de leitura crítica com alunos do 9º ano da Educação Básica.

Leitura; Leitura crítica; Leitores; Animês One-Punch Man; Animação

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta dissertação apresenta a pesquisa-ação sobre leitura crítica de animês One-Punch Man em sala de aula. O projeto de intervenção foi executado em uma escola pública municipal situada na zona leste da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Neste caso, a pesquisa aconteceu em uma turma de 9º ano A do ensino fundamental da escola municipal Francisco Guedes de Queiroz, bairro Tancredo Neves. A execução desta pesquisa em sala de aula obedeceu à seguinte sequência metodológica: aulas expositivas que introduziram os conceitos de leitura, leitura crítica, leitura de imagem e leitura de animação, exposição de 12 (doze) episódios da animação japonesa One-Punch Man, aulas expositivas e dialogadas após cada episódio, produção textual dos alunos em forma de resenha crítica e uma cartilha digital que apresenta os principais gêneros de animação exemplificados com textos dos próprios alunos. Durante este estudo, foram observadas as habilidades de interpretação e leitura crítica que os alunos demonstraram nas atividades em que expuseram suas análises e opiniões oralmente e, depois, através dos textos criados. A pesquisa foi qualitativa pois buscamos observar e analisar nos alunos suas habilidades de leitores críticos de imagem. O referencial teórico que conduziu o estudo foram: Luyten (2012); Santaella (2012); Street (2014); Petit (2009;2013); Martins (2006); Rojo (2012); Santoni (2017), entre outros. Além disso, este estudo pretende provocar a reflexão acadêmica para a importância de transcender os velhos paradigmas que ainda fazem parte das práticas de alguns professores de Língua Portuguesa, os quais ainda insistem em ensinar somente gramática normativa e a leitura restrita aos clássicos da literatura e ao livro didático. E, assim, desperdiçam todo um mundo de possibilidades linguísticas e pedagógicas que podem ser utilizadas para ensinar o valor da leitura e do pensamento crítico, ético e livre.

Presidente - 2139123 - EDIMARA FERREIRA SANTOS
Externo à Instituição - FRANCISCO EWERTON ALMEIDA DOS SANTOS