Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO FRANÇA COSTA

DISCENTE: FABRICIO FRANÇA COSTA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

O USO DO CINEMA COMO FERRAMENTA PARA INCENTIVAR A LEITURA CRÍTICA DE OBRAS LITERÁRIAS: UMA REVISÃO;

LITERATURA; CINEMA; CRÍTICA;

O intuito deste estudo é mostrar que o cinema em sala de aula pode incentivar o gosto pela literatura aos estudantes. Por isso, as escolas, em se tendo acesso ao recurso mais tecnológico, que é o cinema, pode-se fazer usufruto dele, como ferramenta para que alunos não-leitores alcancem o interesse literário, a fim de desenvolver a leitura, a escrita e a forma de enxergar o mundo através da sétima arte. Logo, no atual contexto em que os jovens têm cada vez mais acesso a diversas formas de tecnologias, as quais também os expõem a diferentes tipos de texto, discutir a leitura pode parecer algo trivial. Apesar de muitas dessas mídias digitais abordarem o tema, não é suficiente para converter um não- leitor em um leitor de livros. Essas mídias digitais geralmente não são consideradas como formas artísticas que acrescentem valor às questões literárias ou imaginativas, mesmo que possam ser vistas como uma forma de leitura do mundo. No entanto, é importante ressaltar que nem toda leitura do mundo é necessariamente literária (LOPES et al., 2011). E, através do espaço escolar, a instituição ganha uma responsabilidade no desenvolvimento intelectual do aluno que ali se encontra, do contrário, o ambiente não estará a cumprir sua função social que é a de fortalecer as percepções imaginativas no estudante. A questão de que a falta de leitura ocorre pela falta de entrelaçamento sociofamiliar e docente perante o aluno faz remeter as estratégias de leitura que também relacione a falta do hábito de leitura ao monopólio de obras selecionadas pela escola (DE SOUZA; DE SOUZA, 2013). Destarte, social e criticamente, é-se necessário uma delimitação no que venha a ajudar os leitores em questões de proficiência. Uma vez que a leitura ainda tem demonstrado ser uma tarefa complexa, que também desperta sensibilidade, traz conhecimento e forma cidadão crítico. Logo, é de suma importância sua utilização no meio social àqueles que ainda não adquiriram o seu hábito para melhor inserção no mundo da imaginação.

Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Presidente - 2190593 - GILSON PENALVA