Banca de DEFESA: LAUDINÉIA VERAS ALMEIDA

DISCENTE: LAUDINÉIA VERAS ALMEIDA
DATA: 23/05/2024

PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS MULTIMODAIS: explorando o vlog de opinião como ferramenta para o desenvolvimento da argumentação no Ensino Fundamental

Multimodalidade. Trilha de aprendizagem. Argumentação. Vlog de opinião.

ÁREA: Lingüística

Este trabalho constitui uma investigação sobre o uso de estratégias argumentativas no gênero vlog de opinião, explorando sua aplicação como ferramenta didático-metodológica para o desenvolvimento da argumentação oral e escrita entre alunos do 9º ano do ensino Fundamental em uma escola da Rede Pública de Paragominas. Considerando as recentes perspectivas de letramento, multimodalidade e da trilha de aprendizagem como ferramenta didático-metodológica para o trabalho com esse gênero, alemejamos que os alunos reconheçam e utilizem de forma adequada esses mecanismos linguísticos responsáveis pela argumentatividade e, por conseguinte, desenvolvam a habilidade oral e escrita para a consolidação da argumentação. Para direcionar todo o arcabouço teórico que subsidiou esse trabalho, recorremos aos estudos de Bakhtin (1997) para abordar os gêneros textuais como atividade de interacção; Fiorin (2022), que traz uma abordagem acerca do pensamento de Bakthin (1997) para entender suas reflexões; Marcuschi (2008), com seu estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem, e Motta Roth (2011), que contribui com uma reflexão sobre a metodologia em análise de gêneros. Para discutirmos multiletramentos, multimodalidade e trilhas de aprendizagem, recorremos a Rojo; Moura (2012) que, sob a perspectiva dos multiletramentos, também promove uma discussão sobre tecnologia e multimodalidade, e a Cani e Coscarelli (2012), que nos orientam a repensar nossa concepção de comunicação e a reconhecer a diversidade de modos de expressão presentes em nossa sociedade. Ribeiro (2012) também traz contribuições para este trabalho ao comprovar que a multimodalidade está presente em diversas esferas da vida cotidiana e afirmar que a compreensão dos textos multimodais é essencial para uma leitura mais abrangente e crítica do mundo contemporâneo. Silva e Santos (2012), com seus estudos, colaboram para mostrar como o uso de trilhas de aprendizagem favorece a aquisição e a consolidação de conhecimentos gramaticais e linguísticos. Também contribuem para o embasamento teórico deste estudo Ota e Hoffmann (2019), que ressaltam a personalização do ensino, a autonomia do estudante e a colaboração entre pares como alguns dos benefícios da abordagem adotada. O objetivo principal da pesquisa foi o de fomentar o desenvolvimento de estratégias argumentativas, por meio da escrita e da oralidade, utilizando o gênero digital multimodal vlog de opinião, para promover a competência argumentativa de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para alcançar esse objetivo foi desenvolvido como modelo de intervenção pedagógica uma trilha de aprendizagem fundamentada em princípios didático-metodológicos que incorporam a multimodalidade e as estratégias argumentativas, com o intuito de guiar professores na promoção da competência argumentativa dos alunos.

Externo à Instituição - FERNANDA BORGES FERREIRA DE ARAÚJO
Presidente - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI