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Banca de QUALIFICAÇÃO: DULCIRENE VALENTE NETA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DULCIRENE VALENTE NETA
DATA: 20/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - REMOTAMENTE
TÍTULO:

Vozes de Jacundá - História e Memória


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Memória. Cidade. Identidade


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

A presente pesquisa tem como tema central apresentar uma perspectiva de temática e proposição de um produto voltado para o ensino de história, a partir de um olhar sobre a memória da cidade de Jacundá. Com objetivo de refletir sobre a memória dos espaços e os “lugares de recordação" da cidade antes e depois da construção da Hidrelétrica de Tucuruí, abordando também as identidades que se desenvolvem especificamente em vila Arraias. Este estudo parte do princípio de querer aproximar a prática de sala de aula a uma história próxima a realidade de minha comunidade, divulgando a proposição para outros docentes. Tem sido muito difícil manter o interesse de nossos alunos, diante de tantos aparatos tecnológicos, dessa maneira é importante que sempre estejamos buscando novas metodologias para que minimamente os alunos possam vir a se interessar pelas aulas de História. Diante desse desafio, percebo que é necessário oportunizar meus alunos do ensino Médio das Escolas Maria da Glória R. Paixão e Dorathy Stang, ambas estaduais a inserção da temática da história e memória da cidade, e aproveitar para provocar o interesse pelas aulas por partir de uma vivência cotidiana. Partindo da minha experiência em sala de aula, acredito que, ao se reconhecerem na história de sua cidade, possivelmente irão valorizar o local onde residem e sentir-se parte integrante da história da cidade, e, não apenas como expectadores, mas também como sujeitos sociais dentro do processo de construção da história local. Devido a esses desafios, nos indagamos acerca dos diferentes espaços de memória na cidade e de como esses espaços podem ser objeto de uma reflexão sobre sua historicidade na sala de aula? Enquanto professores, sabemos o quão importante é a História na vida dos discentes ao pensarmos em como ela pode ser uma disciplina fundamentalmente importante edificante, formativa e libertadora. Dessa maneira buscamos através dos sujeitos sociais remanejados de sua antiga cidade em consequência de construção da hidrelétrica de Tucuruí, e os arraienses vindouros de diversos lugares do Brasil, por conta de propaganda governamental sobre a Amazônia ser, terra sem homens para homens sem terras”. Ressalto também que uma maneira pensada para apresentar os temas cidade, identidade e memória em Jacundá e na perspectiva de uma pesquisa que possa contribuir para que os estudantes possam criar suas próprias narrativas e atuar de forma participativa e contribuir para o desenvolvimento do saber. Nessa perspectiva pretendemos organizar uma coletânea de textos e documentos partindo das entrevistas concedidas para o trabalho que possa ser utilizada de forma livre e gratuita que possa suscitar discussões acerca dos temas espaço, tempo, memória, História e cidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
Interno - 2395806 - BRUNO DA SILVA
Interno - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE
Notícia cadastrada em: 12/08/2021 11:16
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