Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELINO ANDERSON DA SILVA ASSIS

DATA: 14/09/2021
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido

Amazônia pelas lentes do cinema: História, ensino e a Lei 13006/14

Guerrilha do Araguaia; Ensino Básico; Memória.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Esta pesquisa visa analisar as contribuições e limites sobre o uso do cinema/documentários brasileiros como recurso didático no ensino de história na região da Amazônia brasileira, a partir das possibilidades de execução da Lei nº 13006/14, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de conteúdo fílmico brasileiro integrado a proposta curricular das escolas. A primeira parte propõem reconhecer as diversas relações entre História e cinema inserindo reflexões sobre a História do cinema, analisando cinema como fonte e objeto da história, a escrita fílmica da História, e por fim, pretende-se examinar a História do cinema na Amazônia brasileira com a finalidade de reconhecer os ciclos e movimentos que compõem a trajetória do cinema nessa região. No segundo momento busca-se desenvolver uma análise crítica da lei com base na recepção dela nos currículos e diretrizes escolares, no meio acadêmico, também entre os professores e profissionais da educação. Também na segunda parte objetiva-se produzir um diagnóstico com base em entrevistas a professores sobre as condições das estruturas físicas das escolas, disponibilidade de aparelhos tecnológicos, aspectos da formação dos professores sobre exibições de produções audiovisuais na educação básica na região Sul/sudeste do Pará. A terceira parte corresponde a verificação os potenciais pedagógicos de obras fílmicas brasileiras o ensino de História da Amazônia situando o debate no contexto de implementação da lei 13006/14. Para a configuração do produto pedagógico está proposto a elaboração de um guia virtual (website e ebook) contendo informações gerais e pedagógicas das obras fílmicas selecionadas (ficha sinóptica, ficha contextualizada e ficha reflexiva) links e dicas de disponibilidade para acesso as obras. A pesquisa busca indagar sobre questões como: Há necessidade de uma lei de audiovisual para a Educação Básica no Brasil? Quais são suas intencionalidades, limites e potencialidades? É possível ensinar história da Amazônia dialogando com a sétima arte? Portanto, a pesquisa promove relações entre a História do cinema na Amazônia e o ensino de história na Educação Básica, promovendo reflexões na esfera das políticas públicas educacionais e nas práticas educacionais para os professores.

Presidente - 1349818 - ANDREY MININ MARTIN
Interno - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO