Banca de QUALIFICAÇÃO: MARITI SOUSA MOTA

DISCENTE: MARITI SOUSA MOTA
DATA: 16/09/2021
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - REMOTAMENTE

A prática cultural do carimbó: uma proposta metodológica para o ensino de história local em Marabá (PA)

História; Ensino de História; História Local; Carimbó; Cultura Popular

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Essa pesquisa pretende analisar os limites e as possibilidades do uso da prática cultural do carimbó em Marabá (PA) como abordagem temática da parte específica do currículo escolar, visando criar alternativas metodológicas para trabalhar o ensino de História Local na cidade. Diante da observação do pouco espaço reservado ao currículo específico, regional, diversificado, percebemos a necessidade de questionar/tensionar os porquês dessas ausências. Assim, o trabalho a ser desenvolvido tem como pretensão responder às seguintes perguntas: O carimbó enquanto prática cultural local tem sido utilizada no ensino de História na escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Salomé Carvalho (Marabá-PA)? Como a utilização do carimbó pode contribuir com o ensino da História Local na referida escola? A primeira parte do trabalho aborda aspectos da História de Marabá, as transformações políticas, sociais, econômicas e sua relação com a fundação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Salomé Carvalho na década de 1980. Na sequência, analisamos essa instituição de ensino a partir de fontes acerca da estrutura física da escola, do perfil socioeconômico da comunidade escolar, dos indicadores educacionais e das diretrizes do Projeto Político Pedagógico escolar, procurando articular a teoria com a análise do Lócus de Investigação. No segundo momento, busca-se discutir o carimbó como uma prática cultural amazônida, oriunda de diversas influências e “negociações” entre culturas indígenas, ribeirinhas e afro-brasileiras. Desse modo, abordar-se-á a importância da tradição oral e da encantaria amazônica no fazer do carimbó. Por fim, o segundo momento deste capítulo versará acerca da prática e das especificidades do carimbó marabaense através das ações do Grupo de Tradição Popular Mayrabá. A terceira parte do trabalho corresponde à produção da proposição didático-pedagógica, com a produção de material em formato de uma cartilha para o ensino da História Local de Marabá na escola estudada – Salomé Carvalho – podendo, com alguns ajustes, servir para o ensino de história em outras escolas da rede municipal e também estadual, especialmente em Marabá e região. A cartilha, a ser produzida a partir de fontes imagéticas e letras de carimbó, almeja fazer as devidas conexões entre a cultura popular e o ensino de História.

Interno - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
Presidente - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE