Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ PAULO LOPES MONTEIRO

DISCENTE: JOSÉ PAULO LOPES MONTEIRO
DATA: 21/09/2021
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - REMOTAMENTE

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 11.645/2008: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ELEMENTO DE PROMOÇÃO DO DIÁLOGO INTERCULTURAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-PA

História Indígena, Ensino, Interculturalidade

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a relação entre a implementação da lei 11.645/08 e a inclusão de estudantes indígenas em escolas públicas e regulares do município de Redenção, estado do Pará. Desde o ano 2008, a lei 11.645 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino públicas e privadas do país. Partindo da percepção que a referida lei é de inegável importância para a possibilidade de construção de uma visão mais equitativa a respeito dos povos indígenas e para promoção de relações menos assimétricas, acreditamos que sua implementação efetiva seja especialmente pertinente nas localidades que convivem de maneira mais direta com a população indígena. Esse é o caso do município de Redenção. Nele, a experiencia como docente nos faz crer que as dificuldades que se impõe para a implementação efetiva da referida lei estão relacionadas também com os índices de evasão dos estudantes indígenas. Assim, pretendemos analisar como tem se dado a implementação da lei 11.645/08 em duas escolas públicas da cidade que atendem o maior número de estudantes indígenas, buscando compreender paralelamente os limites e possibilidades que se colocam para inserção desses estudantes nas escolas pesquisadas. Como parte da pesquisa pretendemos promover um projeto de intervenção voltado para formação e qualificação dos professores de história do município de Redenção. espaço de troca de experiencia e debate com os professores de história do município sobre a temática indígena. O objetivo é construir um espaço de debate sobre a temática indígena, pautado em trocas de experiencia, bem como em estudos teóricos e atividades práticas voltados para o ensino de história indígena.

Externo à Instituição - GIOVANI JOSÉ DA SILVA
Interno - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE