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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRGÍNIA TORRES CAVALCANTE SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIRGÍNIA TORRES CAVALCANTE SALES
DATA: 17/09/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - REMOTAMENTE
TÍTULO:

A história regional e e uso de fontes históricas impressas em sala
de aula: uma estratégia de ensino para o terceiro ano do ensino médio na Escola
Estadual Irmã Theodora, em Marabá-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; fontes impressas; História de Marabá; Serra Pelada


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

Os projetos de integração empreendidos pelo Regime Militar no Brasil (1964-1985) impactaram profundamente a região norte do país. A cidade de Marabá, localizada à sudeste do estado do Pará, tornou-se um importante entroncamento logístico devido principalmente às grandes obras de infraestrutura empreendidas pelos governos militares no período, a exemplo da construção da Rodovia Transamazônica e do Projeto Carajás. Reconhecida área de tensões sociais resultado da agressiva campanha de combate à Guerrilha do Araguaia e dos conflitos agrários, Marabá experimentou a partir dos anos 1980 os desdobramentos da descoberta de ouro na Serra Pelada. A presente pesquisa pretende produzir e aplicar material didático que trate da história regional de Marabá no contexto da instalação das atividades de garimpo e mineração em Serra Pelada, durante os anos 1980, fazendo o uso de fontes históricas impressas de jornais em circulação na época. O caminho de elaboração desse material está dividido em duas fases, uma destinada às reflexões em torno do ensino de História, do uso de fontes em sala de aula, dos debates em torno da categoria de história regional e da história de Marabá no contexto do Regime Militar. A segunda fase concentrará o processo de composição do material didático, que será produzido, aplicado e analisado nas turmas de terceira série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Theodora, localizada em Marabá. Buscando fundamentar-se no construtivismo, na pedagogia crítica e nos caminhos metodológicos para o uso de fontes em sala de aula propostos pelos PCN’s e pela BNCC, o percurso de análise das fontes impressas escolhidas, as impressões e os resultados alcançados também farão parte do trabalho final.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE GUILHERME DA CRUZ ALVES JÚNIOR
Presidente - 2390608 - CARLO GUIMARAES MONTI
Externo à Instituição - FRANCIVALDO ALVES NUNES
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 08:56
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