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Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNY PYTERSON ROMANO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNY PYTERSON ROMANO DOS SANTOS
DATA: 28/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - REMOTAMENTE
TÍTULO:

Educação Escolar Indígena: estado atual da questão e um estudo de caso na Escola Fundamental Indígena Tuto Pombo


PALAVRAS-CHAVES:






Educação Escolar Indígena; Estado atual da questão


PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

As discussões sobre a temática indígena têm sido alvo de diversos encontros e pesquisas nos últimos anos, demonstrando a importância de se pensar a questão, assim como a presença de escolas em comunidades indígenas e a interação de indígenas no âmbito escolar. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar como a Educação Escolar Indígena tem sido pesquisada e analisada na Academia brasileira tomando como referência a base de dados de artigos científicos da Capes Periódicos. Por isso, um estado atual da questão foi sistematizado para que fosse possível compreender quais objetos e temas tem se tornado mais importantes nessa área.

A seguir, como objetivos mais específicos, busca-se oferecer aos interessados, tanto na educação básica, quanto no ensino universitário, um inventário de artigos produzidos nesta temática entre as décadas de 90 do século XX até o presente momento – 2020 – sistematizado em categorias de análise específicas. O inventário pretende oferecer subsídios a profissionais que iniciem nos estudos relativos à Educação Escolar Indígena, aos que já se ocupam na área e, fundamentalmente, aos professores que já atuam nesse campo e buscam mobilizar novas reflexões e ações em áreas específicas que a área demanda.

Além desse produto, também realizar um estudo sobre como foi constituída a proposta educacional da Escola Fundamental Indígena Tuto Pombo/PA como proposta de aplicação prática do inventário criado e sistematizado. A intenção é que profissionais da área da Educação Escolar Indígena tomem em consideração as especificidades locais de culturas indígenas em uma dada região/povo e formule propostas de escolas que valorizem a língua originária daquele mesmo povo, sua autonomia e identidade, bem como um olhar crítico em relação às características interculturais e diferenciadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3035517 - DANIEL BRASIL JUSTI
Externo à Instituição - GIOVANI JOSÉ DA SILVA
Interno - 2390225 - VALERIA MOREIRA COELHO DE MELO
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 18:22
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