Banca de QUALIFICAÇÃO: CANDIDA LISBOA BELMIRO

DISCENTE: CANDIDA LISBOA BELMIRO
DATA: 20/04/2022
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido

O ensino de história no Ensino Fundamental I: a perspectiva do ensino de história local no município de Xinguara-PA

Ensino de história; história local; anos iniciais

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A pesquisa em andamento tem como objetivo abordar o ensino de história e a perspectiva do ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental, voltada para os dois anos finais, o 4º e o 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, na última década do século. Com análises, reflexões e produções de materiais didáticos sobre o ensino de História e a perspectiva do Ensino de História Local. Atendendo requisito da Disciplina Projeto de Pesquisa, contemplado pela Linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O objeto de pesquisa teve origem a partir de minha vivência como professora de Educação geral na qual atuo com a Educação geral, discussões com professores do 6º ano do fundamental II, devido estarem sempre questionando sobre o conhecimento histórico das crianças que chegam “sem saber nada de história”. Também no percurso da graduação em História, nas disciplinas de PCC realizado no primeiro e segundo semestre com observação em sala de aula, na disciplina de Estágio I, com pesquisa em arquivos nas escolas pude observar que, a reprovação em História nos 6º anos ocupava um percentual altíssimo. No que pude observar as metodologias utilizadas nas aulas de história nos anos iniciais não conseguem desenvolver os conceitos fundamentais para que ocorra a compreensão para a construção da aprendizagem histórica.  Então resolvi direcionar minhas pesquisas ao estudo do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Durante a realização da pesquisa de campo para a produção da monografia do Curso de História no ano de 2018, foi realizado entrevistas com Professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I. Onde foram levantadas questões sobre o Ensino de História Local, podendo observar, que, a referência ao trabalhar o tema está ligada ao aniversário da cidade, nas falas das professoras entrevistadas fica claro a dificuldade encontrada no ensino/aprendizagem no campo da História local.

Interno - 2395806 - BRUNO DA SILVA
Interno - 3035517 - DANIEL BRASIL JUSTI