Banca de DEFESA: JOSÉ PAULO LOPES MONTEIRO

DISCENTE: JOSÉ PAULO LOPES MONTEIRO
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - REMOTAMENTE

A lei federal 11.645/2008: desafios ao ensino de História Indígena e às relações interculturais nas escolas públicas do município de Redenção-PA

Ensino de História Indígena. Lei 11.645/2008. Interculturalidade. Formação de professores

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

O presente trabalho é um estudo sobre desafios e possibilidades relativos ao ensino de história e cultura indígena em escolas públicas de educação básica do município de Redenção, estado do Pará. Partimos da percepção de que a lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o debate sobre a temática indígena em sala de aula, é de inegável importância para a construção de uma visão mais equitativa a respeito dos povos indígenas, mas também para promoção de relações menos assimétricas. A pesquisa está focada nas duas escolas da cidade que atendem o maior número de estudantes indígenas. Para além das reflexões produzidas com base na bibliografia relacionada ao tema, a análise realizada está calcada também na legislação educacional e supra-educacional relativa à temática, em dados oficiais e em outros coletados junto aos educadores e educadoras e aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas, a partir dos quais procurou-se avaliar o grau de efetividade alcançado pelas proposições da lei 11.645/2008 no universo escolar da cidade de Redenção. Os dados apontam para um descompasso ainda significativo entre a legislação e as práticas escolares, ereforçam a percepção da formação de professores como algo fundamental para a ampliação qualitativa do debate em sala de aula, debate este, que pode ser potencializado pela articulação entre a história indígena e a história local. Neste sentido, há a preocupação de trazer para o texto um breve histórico sobre a presença indígena na região e de refletir como a implementação da referida lei é algo importante também no sentido de tornar mais efetiva ainclusão dos estudantes indígenas nas escolas pesquisadas. Como produto, realizou-se uma atividade de formação sobre o Ensino de História Indígena, voltada para professoras e professores de ‘história da cidade, na qual procurou-se construir um espaço de debate pautado em trocas de experiências, bem como em estudos teóricos e atividades práticas voltados para o ensino de história indígena.

Externo à Instituição - GIOVANI JOSÉ DA SILVA
Interno - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE