Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAI DA SILVA NOGUEIRA JÚNIOR

DISCENTE: IVAI DA SILVA NOGUEIRA JÚNIOR
DATA: 27/06/2023
LOCAL: IETU- REMOTAMENTE

Educação Histórica participativa: uma proposta metodológica para o ensino de História no 9° ano do Ensino Fundamental a partir de “temas geradores”.

Analfabetismo funcional; aprendizagem histórica participativa; consciência histórica; compreensão leitora.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

O presente projeto tem como objetivo apresentar as dificuldades que os estudantes da escola onde leciono tem em aprender conceitos básicos importantes para a aprendizagem em história. Em análise preliminar o problema parece estar relacionado com o baixo nível de compreensão leitora dos estudantes, o chamado analfabetismo funcional. Por isso, faz-se necessário uma proposta metodológica de ensino de história a fim de problematizá-lo através de conceitos específicos para análise histórica, fomentando assim a consciência histórica. Pretendemos trabalhar a partir da metodologia da investigação temática proposta por Paulo Freire e os pressupostos teóricos de Jörn Rüsen sobre aprendizagem e consciência histórica. Também consideraremos a importante contribuição de Maria Auxiliadora Schmidt para pensarmos a construção de conceitos históricos. E assim, acreditamos que alcançaremos uma aprendizagem histórica participativa considerando os sujeitos que farão parte do processo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Presidente - 3035517 - DANIEL BRASIL JUSTI
Externo à Instituição - RENATO PINHEIRO DA COSTA