Banca de QUALIFICAÇÃO: ODILÉA DOS SANTOS CUNHA

DISCENTE: ODILÉA DOS SANTOS CUNHA
DATA: 28/06/2023
LOCAL: IETU- REMOTAMENTE

O MONUMENTO PÚBLICO EM HOMENAGEM ÀS MULHERES DE PARAUAPEBAS (PA) – 2020: História, memória e educação patrimonial

Educação patrimonial; memória; história das mulheres.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A presente pesquisa tem tem como objetivo historicizar a trama gerada no entorno do monumento em homenagem às mulheres de Parauapebas pelos 30 anos da participação feminina na construção da cidade. Além de produzir conhecimento sob a perspectiva da história local em decorrência do tema proposto e poder discutir, a partir dele, uma educação patrimonial que fomente no estudante uma consciência crítica permitindo-lhe  compreender a importância da história dos patrimônios  públicos que são inseridos na cidade, para que ele tenha atitudes conscientes, levando-os à valorizar e preservar tais patrimônios culturais, em especial aqueles que fazem parte da sua realidade local.

As inquietações que motivaram esta pesquisa partiram da necessidade de construção de uma história local, uma vez que a escassez de fontes histórica e material didático sobre a história do município é enorme. Isso dificulta muito o trabalho docente em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao ensino de história relacionado à educação patrimonial. Será realizada uma revisão bibliográfica de alguns autores egressos do programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA que abordaram em suas dissertações temas relacionados à educação patrimonial.

Para fundamentar teoricamente este trabalho será feita uma fundamentação teórica baseada na literatura que discutem temas relacionados aos estudos dos monumentos enquanto documentos históricos, conceitos de lugar de memória, identidade e memória coletiva e individual entre outros, além de traçar discussões sobre o ensino de história e educação.  As fontes que subsidiarão esta pesquisa serão os documentos oficiais que autorizaram a construção do referido monumento e pesquisas nos principais sites locais que publicaram matérias jornalísticas sobre a fixação do elemento escultural nas áreas em frente ao quartel da polícia Militar no município de Parauapebas.  A proposta do produto deste trabalho será a construção de uma sequência didática com o conteúdo sobre o objeto de pesquisa para se ministrada aos alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Prudêncio de Brito.

Interno - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
Presidente - 3035517 - DANIEL BRASIL JUSTI