Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVAL MAGALHAES DOS SANTOS

DISCENTE: EDIVAL MAGALHAES DOS SANTOS
DATA: 30/06/2023
LOCAL: IETU- REMOTAMENTE

REPRESENTAÇÕES NEGRAS: O PÓS-ABOLIÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA SOB OLHARES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM MARABÁ (PA)

Livro didático; Pós-abolição; Ensino de História.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A história de uma parcela considerável da população brasileira ainda está ausente dos livros didáticos e dos manuais de história. Ainda são pouco mencionados as negras e os negros que vivenciaram o período do pós-abolição. Diante dessa observação, passamos a refletir sobre os motivos que invisibilizaram ou apagaram a população negra após o fim da escravidão, estando ela também ausente das narrativas didáticas. Assim, nossa questão de pesquisa é: como a população negra que viveu no Brasil nas primeiras décadas da República (1889-1930) é representada (ou não) hoje nos livros didáticos de História. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o livro didático de História do 3º ano do Ensino Médio, da “Coleção História: Sociedade e Cidadania”, aborda a temática das populações negras no pós-abolição (1888-1930). As fontes utilizadas na pesquisa são as imagens e o texto do Capítulo 3 intitulado “Primeira República: dominação e resistência” do Livro didático da coleção “História: Sociedade e Cidadania” produzido pela Editora FTD (PNLD 2018, 2019 e 2020) utilizado pelas turmas dos 3º anos da E. E. E. M. Profª Oneide de Souza Tavares em Marabá-PA. A proposta do produto é a elaboração de um pequeno Manual Histórico sobre personalidades negras da Primeira República, para que os alunos conheçam outras vivências, outros sujeitos históricos e suas estratégias, experiências de luta e resistência no pós-abolição. Consideramos, que os alunos do ensino médio das escolas públicas, na sua maioria afrodescendentes, têm o direito de conhecer outros sujeitos sociais da história do nosso país.

Externo à Instituição - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Presidente - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE