Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA FERREIRA HONOSTÓRIO

DISCENTE: POLIANA FERREIRA HONOSTÓRIO
DATA: 29/06/2023
LOCAL: IETU- REMOTAMENTE

ENSINO REMOTO - OS DESAFIOS DE SE ENSINAR HISTÓRIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19, NA CIDADE DE XINGUARAPA (2019-2022)

Pandemia; História do Tempo Presente; Ensino de História; Ensino Remoto.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Tendo em vista a pandemia global de covid-19, e as recomendações de distanciamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), tivemos que nos adequar a um novo perfil de ensino, marcado pela realidade virtual. Isso, gerou um grande desafio tanto para os alunos, quanto para os educadores, que passaram a interagir somente de forma remota, através de aparelhos eletrônicos (Tablets, Celulares, Computadores etc.). Assim, essa nova modalidade de ensino implicou no afastamento do aluno e do professor do ambiente escolar, ressignificando a maneira de se ensinar. Diante dessa situação, faz-se necessário um estudo sistemático dos impactos da pandemia sobre a educação básica de ensino e os efeitos da adoção do ensino remoto, em especial, sobre o ensino de História. Por se tratar de um cenário ainda muito recente, mas com inúmeras problemáticas a serem analisadas, propomos uma análise das transformações geradas no ambiente educacional em razão da pandemia de covid-19. Este estudo torna-se necessário, uma vez que, a pandemia de covid-19, acentuou ainda mais, a desigualdade social pré-existente em nosso país. Além do mais, faz se necessário um estudo comparativo da realidade do ensino público e privado nesse contexto, bem como as ações adotadas tanto pelo poder público, quanto pelas redes privadas de ensino. O recorte deste estudo compreende o início da pandemia de covid-19, desde a entrada no vírus no Brasil, ainda em fins de 2019 e início do ano de 2020, além dos anos de 2021 e 2022, haja vista que, ainda, estamos lidando com os efeitos desse cenário pandêmico. Com relação aos anos de 2021-22, faz-se necessário a análise deste período, tendo vista, a adoção do sistema híbrido de ensino (online e presencial), que fora adotado por uma parcela das instituições de ensino. A respeito das fontes, adotaremos o uso de questionários, para levantamento de dados a respeito do ensino aplicado no decorrer do cenário em questão, os questionários serão aplicados aos professores e alunos do Ensino Médio, das escolas da rede básica de ensino (público e privado), para uma análise comparativa das duas realidades de ensino. Além dos questionáriosserão realizadas entrevistas, uso da fonte oral, com a administração das respectivas instituições, a fim de compreendermos mais a respeito das estratégias adotadas e os desafios enfrentados para a efetivação do ensino remoto.

Interno - 3212229 - ANDRE CARLOS FURTADO
Presidente - 2241426 - HERALDO MARCIO GALVAO JUNIOR