Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDIANE RAMOS DE AZEVEDO

DISCENTE: LEIDIANE RAMOS DE AZEVEDO
DATA: 29/06/2023
LOCAL: IETU- REMOTAMENTE

Protagonismo indígena e o ensino de história: Pensando a presença MebengôkrêKayapó em Redenção-PA

Agência Indígena; Ensino de História - Mebengôkrê-Kayapó.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A presente proposta de pesquisa tem por finalidade contribuir com os debates academicos voltados para a história indígena e seu ensino em sala de aula. Busca igualmente fornecer subsisdios para professores da educação básica, para a elaboração de aulas sobre a temática. A proposta está em consonancia com as dicussões da Nova História Indígena, que defedem que a enfase na agência indígena é fundamental para romper limitações que, a despeito dos avanços observados após a lei 11.645/08, permanecem nas abordagens da história indígena presentes no material didático. Tendo como locus de pesquisa a EEEM Maria Benta Oliveira de Sousa, situada da cidade de Redenção-PA e como plano de fundo a presença dos Mebengôkrê-Kayapó no mesmo município, a pesquisa propõe tomar, como fonte para a construção de aprendizagem em história, as biografias de sujeitos do povo em questão. Para tanto pretende-se desenvolver e aplicar uma sequencia didática, entre as/os estudantes da terceiras séries do ensino médio da escola campo, com o objetivo de contribuir com a desconstrução de estereótipos e para a visibilização/compreensão da atuação indígena na história e das interfaces entre a história indígena e a história local.

Externo ao Programa - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL
Interno - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE