Banca de QUALIFICAÇÃO: GRESCYELLY NEVES BATISTA

DISCENTE: GRESCYELLY NEVES BATISTA
DATA: 23/06/2023
LOCAL: IETU- REMOTAMENTE

ARQUEOLOGIA DO SILÊNCIO: Outros passados no Ensino de História em Canaã dos Carajás (PA)

História; Memória; Patrimônio; Ensino de História; Canaã dos Carajás.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

O presente estudo toma como ponto de partida e problema de pesquisa mediante o qual a “Memória Histórica” seria aquela partilhada por todos os indivíduos de uma dada sociedade e exposto nela. Com efeito, ao observar a cidade objeto desta investigação, conforme destacado no título provisório da dissertação, percebe-se a sobreposição de elementos modernos aos de outras épocas, com o crescimento acelerado e modificações que, na maioria das vezes, encobrem e até mesmo fazem desaparecer as características de tempos pretéritos. Desse modo, tal estado de coisas levaria à perda da identidade sociocultural. Neste sentido, emerge o questionamento: de que maneira se pode criar projetos que mapeiem e preservem esse passado coletivo para construir um saber que seja relevante para a comunidade e que a faça se sentir parte do processo histórico? Assim, como Objetivos Geral, pretendo realizar uma pesquisa acerca da constituição de “Lugares de Memória”, conforme definiu Pierre Nora, enfatizando as ações de preservação de bens culturais no Município de Canaã dos Carajás, buscando elaborar atividades ligadas à construção de conhecimentos para o Ensino de História acessíveis ao público. Já entre os Objetivos Específicos, constam as seguintes metas: a) incluir o que foi identificado na pesquisa bibliográfica nos estudos e fundamentos teóricos que discorrem sobre a memória como fator significativo; b) incentivar o protagonismo dos educadores e estudantes como agentes da História, conforme vestígios da memória e do patrimônio, enquanto sujeitos de seu tempo e passados; c) estimular o uso da História e da Memória do município, valorizando seu aspecto cultural manifestado nas tradições e no cotidiano; & d) fazer usos da História Local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção dos saberes históricos. A cidade de Canaã dos Carajás será a fonte principal da pesquisa, visto que a mesma, com seus 28 anos de emancipação e uma população estimada em cinquenta mil habitantes, não possui espaços próprios para preservar aquilo que merece ser lembrado. Do contrário sua historicidade está fadada a desaparecer. Assim, devemos pensar tais espaços como instâncias criativas, produção simbólica e dimensão fundamental que institui identidades e, com isso, assegurar a permanência de grupos históricos, preservando parte das memórias de seu povo.

Presidente - 3212229 - ANDRE CARLOS FURTADO
Interno - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO