Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA DE FÁTIMA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA DE FÁTIMA COSTA
DATA: 20/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: IETU- REMOTAMENTE
TÍTULO:

O MUSEU DE ARTE SACRA DE BELÉM DO PARÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Educação patrimonial; arte sacra; museu.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

Esse projeto de pesquisa conta com a problemática da pesquisa que é o uso dos espaços museológicos como lazer, passeios e a utilização desses espaços e seus acervos como meros coadjuvantes, tratando essas fontes primárias como meras ilustrações nas aulas de história sem que esses sejam problematizados e refletidos sobre seu caráter educativo.
Apresenta os objetivos da pesquisa que são a valorização da educação patrimonial utilizando os museus como ambientes de construção de conhecimento histórico, utilizando como referência o Museu de Arte Sacra de Belém. Oportunizando assim que os alunos tenham acesso à cultura através dos museus e que estes aprendam com esses espaços sobre o passado através dos acervos dispostos valorizando os diferentes espaços culturais, criando assim o sentimento de pertencimento com esses espaços de memórias.
Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados autores que abordam a o período colonial na Amazônia como Rafael Chambouleyron, José Alves de Souza Junior, Décio de Alencar Guzmán dentre outros autores.
Este trabalho se justifica, pois o ensino de história por meio da educação patrimonial se faz necessário no sentido de que devemos valorizar os saberes históricos em diferentes espaços de memória. Nesse sentido, os museus se tornam primordiais no ensino e aprendizagem da disciplina de história. Visto que, promove a preservação e valorização do patrimônio enquanto objeto de estudo.
Através desta pesquisa tentaremos desmistificar algumas hipóteses de que os museus só podem ser usados como visitação, é preciso reconhecer seu potencial como construção de identidades. As fontes utilizadas serão o inventário do acervo do Museu de Arte Sacra de Belém, fotografias do acervo e literatura de viajantes religiosos. A metodologia a ser adotada neste trabalho será pesquisa bibliográfica através de autores que discutem sobre patrimônio no ensino de história e uso de museus no ensino de história. Algumas fotografias das peças do museu serão utilizadas na produção de uma cartilha sobre patrimônio no ensino de história e como o patrimônio material pode ser utilizado em uma aula de história. Em relação ao cronograma de trabalho até 30 de junho devemos qualificar e o prazo final para a defesa é dezembro de 2023.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3212229 - ANDRE CARLOS FURTADO
Presidente - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
Interno - 2395806 - BRUNO DA SILVA
Externo à Instituição - FRANCIANE GAMA LACERDA
Notícia cadastrada em: 14/06/2023 10:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker