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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRO XAVIER NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRO XAVIER NUNES
DATA: 02/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Estudos do Trópico Úmido - REMOTAMENTE
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA E A SURDEZ: importância dos conceitos terminológicos de História traduzidos em Língua de Sinais para alunos surdos inclusos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Alunos surdos; Língua de Sinais; Conceitos terminológicos de História traduzidos para Línguas de Sinais


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

A presente dissertação é um estudo a respeito do ensino-aprendizado dos alunos surdos matriculados em escola regular do Ensino Fundamental maior (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Ensino de Parauapebas, tendo como foco o ensino de História, sabe-se que a educação de uma maneira geral dos alunos surdos com necessidades educacionais especiais enfrentam diversas barreiras para a sua efetiva inclusão escolar, apesar de todo um arcabouço legais que tratam a respeito das políticas inclusivas, tem-se presenciado nas escolas ditas inclusivas a manutenção de práticas pedagógicas que não contribuem com o aprendizado dos alunos surdos, isto ocorre pela falta de formação inicial e continuada, pela ausência de tradutor interprete de Línguas de Sinais, tendo em vista que a transposição didática das aulas de História se faz exclusivamente de forma oral, pela ausência de um código linguístico comum entre o professor e o alunos surdo e pela ausência de um material pedagógico bilíngue. Nesse sentido, esse estudo buscará apresentar os avanços da Educação Especial, até a adoção do princípio de Educação Inclusiva, numa abordagem de escola bilíngue, pretende discutir acerca da consciência histórica desses alunos, a partir daí contribuir com a confecção de um material bilíngue dos conceitos terminológicos de História traduzidos para Línguas de Sinais, sendo um material que poderá auxiliar o intérprete de  Línguas de Sinais, o professores de Libras, o professor de História, o alunos ouvintes e principalmente o alunos surdos que ampliará seu vocábulo em Línguas de Sinais dos termos de História. Essa dissertação se embasará em um levamento bibliográfico dos estudos realizados na área do ensino de História para alunos surdos, assim como a coleta dos depoimentos dos professores de História que atuam ou atuaram com alunos surdos, por meio da metodologia da História Oral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3212229 - ANDRE CARLOS FURTADO
Presidente - 2395806 - BRUNO DA SILVA
Externo à Instituição - VALTER LENINE FERNANDES
Notícia cadastrada em: 30/09/2023 15:28
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