Banca de DEFESA: LEIDIANE RAMOS DE AZEVEDO

DISCENTE: LEIDIANE RAMOS DE AZEVEDO
DATA: 29/04/2024
LOCAL: Sala do NPD, Unidade III, Unifesspa, Campus Marabá

Protagonismo indígena e o ensino de história: Pensando a presença MebengôkrêKayapó em Redenção-PA

Ensino de História na Amazônia. Agência Indígena. Mebengôkrê-Kayapó. Trajetórias de Vida. Saberes e práticas no espaço escolar. Relações étnico-raciais.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

A presente pesquisa objetiva problematizar a história indígena e seu ensino na educação básica,  na cidade de Redenção-PA, a partir de articulações entre história local e trajetórias de vida. A análise está fundada na concepção de que o ensino de história indígena, constitui ferramenta importante para a desconstrução de estereótipos e para a visibilização de outras histórias. A proposta está em consonância com as discussões da Nova História Indígena, que defende a ênfase na agência indígena como fundamental para romper limitações que, a despeito dos avanços observados após a lei 11.645/08,  permanecem nas práticas de ensino. Tendo como locus a EEEM Maria Benta Oliveira de Sousa e como tônica, a presença dos Mebengôkrê-Kayapó em Redenção, a pesquisa parte das trajetórias de vida de sujeitos do referido povo, como fonte para a construção de aprendizagem em história. Para a aproximação dessas trajetórias de vida, recorreu-se a jornais, revistas, entrevistas e trabalhos acadêmicos. Como parte da pesquisa foi elaborada e realizada uma sequência didática didática nas terceiras séries da escola campo. O trabalho executado mostrou-se produtivo no sentido de aproximar a temática indígena da realidade dos estudantes e promover transformações em ideias prévias nutridas sobre o tema. A partir dessa experiência foi elaborado um roteiro, que, se espera, auxilie outros docentes na abordagem da história indígena.

Externo à Instituição - ALESSANDRA RUFINO SANTOS
Interno - 2390608 - CARLO GUIMARAES MONTI