Banca de DEFESA: WELCELI CARDOSO LUSTOSA

DISCENTE: WELCELI CARDOSO LUSTOSA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/otn-rfef-xtr

“NÊGA QUI TU TEM?” A POESIA DE BRUNO DE MENEZES E AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Ensino de História, Educação das relações raciais; Bruno de Menezes e Literatura.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Este texto tem por objetivo absolver, construir e socializar conhecimentos/metodológicos por meio de uma proposta de trabalho que possa juntar a temática das relações étnicos raciais, a literatura e o ensino de História à proposta do ProfHistória, visando um trabalho interdisciplinar em sala de aula por meio do poeta Bento Bruno de Menezes. Para isso realizamos algumas leituras de  artigos, dissertações, livros, documentários  e periódicos no intuito de realizar um  mapeamento das políticas,  ações/ projetos e discussões que busquem dar visibilidade à temática em questão e às preocupações do referido poeta enquanto importante intelectual literário da cidade de Belém,  no contexto dos debates e divulgações do movimento modernista, momento este que possibilitou ao mencionado literato realizar diversas atividades intelectuais entre a década de 1920 e 1930, por meio da Academia do Peixe Frito, com a perspectiva de  entender de que maneira e/ou até que ponto Bruno de Menezes traz em seu livro “Batuque” discussões logicas e claras sobre as relações étnico-raciais e de que forma busca se compreender e compreender sua cultura  por meio da literatura. Desse modo procuro desenvolver um trabalho e um olhar para além das minhas experiencias enquanto professora de História da educação básica, possibilitando assim o interesse de investigar, identificar, analisar, compreender, e propor discussões e métodos direcionados a essa temática, dando ênfase para a valorização do negro/afro-brasileiro; religiosidade, musicalidade e formas de resistência presente nas poesias de Bruno de Menezes,  como instrumento de efetivação   e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e por meio disso possibilitar discutir a temática nas escolas e desta maneira obter maior aceitabilidade. Vale destacar que esse tipo de discussão possibilita alguns enfrentamentos uma vez que parte da comunidade escolar apoia e está aberta para o debate, no entanto ainda encontramos muitas resistências em discutir determinados temas, principalmente no tocante à questão religiosidade, pois a intolerância religiosa ainda fala muito auto e muito ainda há que ser discutido nesse quesito. Alcançamos resultados positivos como a socialização das atividades propostas e de coreografias de danças afro-brasileira.

Interno - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
Interno - 2395806 - BRUNO DA SILVA