O Museu de Arte Sacra de Belém do Pará do Ensino de História: Perspectivas e Possibilidades
Ensino de História; Ensino e aprendizagem em espaços não-formais; Patrimônio, acervos e museus; Espaços de memória; Museu de Arte Sacra de Belém; Arte Sacra.
Os museus são lugares de construção de saber, de memória, onde podemos encontrar fontes históricas que nos fornece indícios para conhecer um pouco mais sobre o passado de um determinado período e de uma determinada sociedade. Os museus são espaços de muito aprendizado, ambientes que transcendem os espaços escolares. Nesse sentido, a presente dissertação pretende pensar o acervo do Museu de Arte Sacra de Belém do Pará como possibilidade de pensar e articular ações e projetos no ensino de História. Objetos de arte sacra e sua historicidade são utilizados para uma proposição didática de valorização da cultura e do do patrimônio histórico em Ourilândia do Norte-PA, oportunizando assim que os alunos tenham acesso à cultura material dos séculos XVII e XVIII e aprendam sobre o passado através dos acervos e de suas imagens digitais; valorizando os diferentes espaços culturais, criando o sentimento de pertencimento com esses espaços de memórias e relacionando passado e presente ao se falar da sacralidade dos objetos.