Banca de QUALIFICAÇÃO: DEMETRIUS GONÇALVES DE ARAUJO

LOCAL: Remoto

SISTEMA WEB DE ENSINO MATEMÁTICO(SWEM) PARA
ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL

Educação especial. baixa visão.Estudantes cegos

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Esta pesquisa apresenta uma plataforma desenvolvida para auxiliar os professores no processo de ensino de matemática para alunos cegos ou baixa visão. Sendo mais uma ferramenta para professores que ensinam matemática nos anos iniciais, como um produto que faz uso da tecnologia assistiva traz o objetivo de propor uma nova metodologia de ensino mediada pelo Sistema Web, desenvolvido nesta pesquisa, que auxiliará o ensino de matemática. Procuramos desenvolver o Sistema para as demandas pedagógicas no ensino de matemática, considerando as carências na literatura para a base desta pesquisa, o sistema apresenta um ambiente agradável e lúdico para o aluno, também, faz a inclusão digital do aluno cego ou com deficiência visual. Além do desenvolvimento deste Sistema, foi proposta uma metodologia para uso com níveis diferenciados para maximizar o processo de ensino de matemática, onde esperamos alcançar melhores resultado na aprendizagem. O processo de validação desta pesquisa será através de aplicação de uma avaliação Heurística Participativa nas escolas do município de Paragominas.

Presidente - 2315635 - DIOGENES HENRIQUE DE SIQUEIRA SILVA
Interno - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES