UNIFESSPA › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Marabá, 19 de Abril de 2024

ICH

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA

PDTSA se associa a conselho internacional de pesquisadores
20/02/2017 12:19

O Conselho Latino Americano de Ciências Sociais e Caribe (CLACSO), sediado em Buenos Aires, Argentina, aprovou a filiação do PDTSA (Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) à entidade. O CLACSO reúne atualmente 587 centros de pesquisas e programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Humanidades em níveis de mestrado e doutorado, com base em 46 países da América Latina, EUA, Canadá, Alemanha. Espanha. França e Portugal. Por meio de seus associados, o CLACSO tem mais de 25 mil pesquisadores latino-americanos e caribenhos registrados que pesquisam em 47 diferentes grupos de trabalho.

A adesão do PDTSA ao CLACSO contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de ampliar a sua inserção internacional através de intercâmbios institucionais e de cooperações técnicas, acadêmicas e artísticas, em redes renomadas de pesquisadores e de programas de pós-graduação, também, de entidades da sociedade civil, na América Latina e no mundo. Em anúncio sobre a formalização da associação, o PDTSA comemorou: “A CLACSO contribuirá para o voo global do PDTSA e o fortalecimento da inserção internacional da Unifesspa. Brindamos com todos que torcem e contribuem para a consolidação do PDTSA”.

Objetivos comuns

O CLACSO foi criado em 1967, e se mantém desde então como uma organização não-governamental associado à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em sua base de dados possui uma biblioteca com mais de mil livros digitais publicados e disponíveis para acesso gratuito.

Os objetivos do CLACSO são a promoção e o desenvolvimento da pesquisa e do ensino das Ciências Sociais e Humanidades, bem como o fortalecimento do intercâmbio e da cooperação entre instituições e pesquisadores dentro e fora da região. Da mesma forma, promove ativamente a difusão do conhecimento produzido pelos cientistas sociais entre os movimentos sociais, as organizações populares e as entidades da sociedade civil. Através destas atividades, o CLACSO contribui a repensar, a partir de uma perspectiva crítica e pluralista, a problemática integral das sociedades da América Latina e Caribe.

O objetivo do PDTSA mantido pela Unifesspa é estudar as dinâmicas da sociedade amazônica, no que concerne aos efeitos sociais e ambientais que se traduzem em desigualdades sociais e precárias condições de vida, de trabalho, de cultura, geradas pela forma como se organiza o capital na região e a sua relação com o Estado, sobretudo por intermédio da implementação de políticas públicas. São objetos de análise as forças sociais, políticas e ambientais e as representações discursivas destas práticas.

O PDTSA trabalha com duas linhas de pesquisa: Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia; e Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia. Na primeira linha investiga a região amazônica nas suas dinâmicas sociais, políticas, econômicas ambientais e culturais em sua interatividade com os aspectos globais e regionais da expansão do capital. Analisa as relações entre Estado e sociedade e entre sociedade e natureza, investigando impactos nos processos produtivos agrários e industriais, nas relações sociais de produção e na formação para o trabalho. Estuda formas de ação coletiva, práticas de resistência política, cultural e produtiva e suas implicações na formulação e implementação das políticas públicas.

Na linha de pesquisa Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia é estudado as representações discursivas das relações que se instauram nas dinâmicas sociais, políticas, ambientais e culturais na Amazônia. Investiga, nessa heterogeneidade discursiva, tensões produzidas no jogo das relações de poder e de resistências ou emancipação. Analisa discursos produzidos em esferas institucionais e não institucionais, considerando as contradições próprias das relações entre as dinâmicas socais e as formações ideológicas.

Conheça mais sobre o PDTSA em https://pdtsa.unifesspa.edu.br/
Conheça mais sobre o CLACSO em https://www.clacso.org.ar/

Fonte: Ascom.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker v3.14.14_4d8008c7