UNIFESSPA › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Marabá, 20 de Abril de 2024

elver luiz mayer

IEX - INSTITUTO DE ESTUDOS DO XINGU

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Atualmente sou docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Fui docente substituto dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Minha atuação principal tem sido no estudo de depósitos fossilíferos de cavernas da região de Lagoa Santa, Minas Gerais, e Serra da Capivara, Piauí. Colaboro nas atividades do Laboratório de Arqueologia, Antropologia Evolutiva e Ambiental do Instituto de Biociências da USP. Coordenei o Laboratório de Paleontologia da Fundação Museu do Homem Americano, Piauí (FUMDHAM/2011-2014), e suas atividades de Extensão com os visitantes do museu. Atuei como paleontólogo do Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiarido (INAPAS/CNPq). Orientei estudantes bolsistas de Iniciação Científica Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI/CNPq) em projetos na região da Serra da Capivara, no mesmo estado.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA / 2004; 2007), Mestrado em Ecologia (Ecossistemas terrestres e aquáticos) pela Universidade de São Paulo (USP / 2011) e Doutorado em Geociências (Paleontologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2018). Os projetos desenvolvidos para a obtenção desses títulos foram sempre na área de Paleontologia do Quaternário. Durante o Doutorado realizei dois estágios de aprimoramento técnico, em diferentes unidades do National Museum, África do Sul. O primeiro, no Karoo Palaeontology Department, para a confecção e análise microscópica de lâminas histológicas de ossos fósseis. O segundo, na Florisbad Quaternary Research Station, para a coleta e análise de dados tafonômicos de um depósito fossilífero formado por um evento de mortalidade em massa. Ainda durante o Doutorado, realizei um estágio sanduíche no Zoologisk Museum, Dinamarca, analisando fósseis coletados no Brasil pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund e depositados na coleção batizada com seu nome (através de bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior CAPES).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Paleontologia de vertebrados, Tafonomia de vertebrados e o registro fossilífero
Mamíferos extintos e viventes, extinção do final do Quaternário
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210144T8

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Instituto de Estudos do Xingu - IEX
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
Rua Constantino Ferreira Viana, Quadra 8, Centro, São Félix do Xingu, PA, 68380-000, Brasil
Sala
x
Telefone/Ramal
1018
Endereço eletrônico
elver@unifesspa.edu.br

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker v3.14.14_4d8008c7