2023, Rosane Mendes Barbosa, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Atividade inferencial na compreensão leitora de gêneros textuais da matemática escolar, ISSN: 23175125
2023, Brenda Reche Graff, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , MAPEAMENTO DE PESQUISAS COM FOCO EM MATERACIA, ISSN: 15188221
2023, Rosângela Fernandes de Lima, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Entrelaces entre el discurso matemático y la Educación Matemática Crítica: revelando las relaciones entre el uso de palabras y backgrounds sociales en la resolución de problemas, ISSN: 22380345
2022, Jhemerson da Silva e Neto, Wádila Caroline da Silva Santos, José Fábio Sousa Silva , Letramento matemático y desempeño estudiantil en Enem-Brasil, ISSN: 10112251
2022, Carlesom dos Santos Piano, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Uma análise das rotinas do Discurso Matemático Escolar em livros paradidáticos, ISSN: 2179426X
2022, Gabrielle Janaina Barros de Menezes, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar, ISSN: 25269062
2020, Rosângela Fernandes de Lima, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Gêneros textuais em livros didáticos de matemática do Ensino Médio do PNLD, ISSN: 24475777
2020, Rosane Mendes Barbosa, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações, ISSN: 25269062
2013, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ronaldo Barros Ripardo , Matemática versus língua portuguesa: o ângulo agudo de uma relação ímpar, ISSN: 18060560
2012, Ronaldo Barros Ripardo , Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010, ISSN: 19810431
2011, Ronaldo Barros Ripardo , Atividade Orientadora de Ensino e produção textual em matemática: possibilidade pedagógica, ISSN: 21798435
2011, José Roberto Boettger Giardinetto, Ronaldo Barros Ripardo , Ensino de língua portuguesa e matemática na escola. Por quê? Para quê?, ISSN: 15188221
2010, Ronaldo Barros Ripardo , Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), ISSN: 19827199
2009, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo , A produção textual de professores de matemática: um estudo a partir da prova dissertativa do concurso C-105 da Seduc/Pa, ISSN: 01040944
2009, Claudete Marques de Medeiros, Tadeu Oliver Gonçalves, Renato Borges Guerra, Ronaldo Barros Ripardo , Linguagem, modelos mentais e problemas de matemática, ISSN: 19819269
2009, OLIVEIRA, M. S., SILVA, F. H., Ronaldo Barros Ripardo , Modelagem matemática e pedagogia da projetos: aspectos comuns, ISSN: 19825153
Publicação em Eventos (17)
2011, , Textos narrativos como proposta metodológica para o ensino de álgebra para o ensino fundamental, Semana Acadêmica de Matemática da UFT - CAMUAR,
2011, , Malba Tahan nas páginas policiais, Semana Acadêmica da UFT - CAMUAR,
2011, , Ser ou não ser professor de matemática... eis a questão!, Semana Acadêmica de Matemática da UFT - CAMUAR,
2011, , A importância da leitura para a formação de alunos dos cursos de ciências exatas, Semana da Matemática da UFT - CAMUAR,
2011, , Será que escolas com pior IDEB são escolas piores do que escolas com melhor IDEB?, VIII Semana de Matemática da UFT -CAMUAR,
2011, Ronaldo Barros Ripardo, Interação em aulas de matemática mediada pelo gênero carta pessoal, XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Trabalho Completo
2010, Ronaldo Barros Ripardo, Professores de matemática em atividades de produção de textos: em busca de uma resposta para o problema enfrentado por esses profissionais, Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Resumo
2010, Ronaldo Barros Ripardo, Por entre as Letras e a Matemática: história de vida de um educador matemático letrado, Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
2010, , Língua portuguesa e matemática na escola: reflexões sobre aspectos do significado e da importância do ensino destas disciplinas, X Encontro Nacional de Educação Matemática,
2010, Ronaldo Barros Ripardo, Expressões metafóricas com termos matemáticos: possibilidade metodológica par a produção textual nas aulas de matemática, Congresso Internacional de Ensino de Matemática, Trabalho Completo
2009, , Por que o professor de matemática precisa saber produzir textos?, II CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia,
2009, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Por que os professores de matemática precisam saber produzir textos?, Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários, Resumo
2009, , Sobrea as habilidades produção textual: comos estão os professores e de matemática?, 10º SEM- Simposio de Educación Matemática,
2009, Ronaldo Barros Ripardo, Caracteristicas da pecuária (bovinocultura) e agricultura em Medicilândia: um estudo diagnóstico por alunos do ensino fudamental., Semana de Integração das Ciências Agrárias, Trabalho Completo
2009, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Sobre as habilidades de produção textual: os professores de matemática em cena, Simposio de Educación Matematica, Trabalho Completo
2008, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Na arena da produção textual: os professores de matemática em cena, Seminário de Avaliação de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas., Trabalho Completo
2008, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Saberes, prática docente e formação de professores: reflexões sobre o curso Magistério da Terra, SIPEMAT, Trabalho Completo
Participações em Bancas de Cursos (29)
2021, Dissertação de Mestrado CRENCAS LINGUISTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
NO MUNICIPIO DE JACUNDA-PA, ORNIANE GUIMARÃES BAHIA
2020, Dissertação de Mestrado Discurso matematico e aprendizagem de Fisica por alunos com deficiencia visual usuarios do Sistema Braille, HENRIQUE SILVA DE SOUZA
2020, Dissertação de Mestrado Educacao em saude no ensino de ciencias: curriculo comum, saberes e concepcoes docentes, ALICE SILAU AMOURY NETA
2020, Qualificação de Mestrado CRENCAS SOBRE AS PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL, ORNIANE GUIMARÃES BAHIA
2020, Dissertação de Mestrado TESSITURAS SOBRE AVALIAOOO: desvelando o habitus docente na prOtica educativa de professores de matemOtica, JOSIDALVA DE ALMEIDA BATISTA
2020, Dissertação de Mestrado Estorias que ensinam matematica: uma analise do discurso matematico escolar em livros paradidaticos, CARLESOM DOS SANTOS PIANO
2020, Qualificação de Mestrado Discurso e linguagem matematica na aprendizagem de fisica por alunos cegos, HENRIQUE SILVA DE SOUZA
2019, Qualificação de Mestrado Producao e compreensao do discurso matematico escolar na construcao de um jornal de matematica na escola, GABRIELLE JANAINA BARROS DE MENEZES
2019, Qualificação de Mestrado Estorias que ensinam matematica: um olhar para o discurso matematico em livros paradidaticos, CARLESOM DOS SANTOS PIANO
2019, Dissertação de Mestrado O JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE GENERO EM LINGUA MATERNA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUCAO TEXTUAL, VICENCIA DE SOUZA RODRIGUES
2019, Dissertação de Mestrado ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE LABORATORIO ABERTO NO ALGODOO PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON., MAGNO AUGUSTO CORREA QUEIROZ
2018, Dissertação de Mestrado "Tia, como e que escreve...?" Ensino de Ortografia no sexto ano do ensino fundamental., ALANE CARLA SILVA BRITO
2018, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES VIA PNAIC E OS PROCESSOS DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO NO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FRANCISCO FRAZÃO DE ALMEIDA
2017, Monografia de Graduação VIDA E OBRA DE MALBA TAHAN E SUA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA , BIANCA KARINY FERNANDES DOS SANTOS
2017, Monografia de Graduação Formacao Inicial e Continuada de professores que ensinam Matematica nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municipio de Maraba-PA, MARCELO AUGUSTO MACIEL DA COSTA
2017, Qualificação de Mestrado ORTOGRAFIA, VARIACAO E ENSINO, ALANE CARLA SILVA BRITO
2017, Monografia de Graduação O JOGO DIGITAL E SUA INFLUENCIA NA AQUISICAO DO CONHECIMENTO MATEMATICO DOS NATIVOS DIGITAIS, DANIELLE DE SOUSA SILVA
2016, Dissertação de Mestrado Praticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental II: uma proposta de multiletramentos, CARMINA BARBOSA SANTIS
2016, Monografia de Graduação A MODELAGEM MATEMATICA DO BRASIL: UMA PESQUISA PARA O ENSINO DE FUNCAO DO 1º GRAU , RAILLON BOTELHO SILVA
2016, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PERSPECTIVA PARA PEDAGOGIA MULTILETRAMENTOS , CARMINA BARBOSA SANTIS
2015, Monografia de Graduação Panorama das pesquisas sobre letramento em matematica
, BRENDA RECHE GRAFF
2015, Monografia de Graduação Aprendizagem de matematica relacionada a geometria plana por alunos surdos, MARIA DOURIVAN DA SILVA SARAIVA
2014, Monografia de Graduação O ensino de equação de primeiro grau: dificuldades docentes, Narciso das Neves Soares, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo
2014, Monografia de Graduação Um panorama da matemática financeira: teoria e aplicações, Narciso das Neves Soares, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo
2014, Monografia de Graduação Noções iniciais de matemática financeira: um estudo realizado na Escola Agropecus II no 4º e 5º ano do ensino fundamental, Narciso das Neves Soares, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo
2013, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013, Ronaldo Barros Ripardo
2013, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2014, Ronaldo Barros Ripardo
2012, Dissertação de Mestrado Labirintos da compreensão de regras em matemáticas: um estudo a partir da regra de três, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ocsana Danyluk, José Messildo Viana Nunes, Ronaldo Barros Ripardo
2011, Labirintos da compreensão de regras matemáticas: um estudo a partir da regra de três, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ocsana Danyluk, Adilson Oliveira do Espírito Santo, Ronaldo Barros Ripardo
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (1)
2009,, Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Nacional,
Trabalho de Fim de Curso(16)
Quadriláteros e níveis do pensamento geométrico: um estudo da abordagem em livros didáticos de matemática, ADRIANA SOUZA OLIVEIRA GOMES ,
03/2015
Acompanhamento familiar, desempenho escolar e atitudes dos alunos em relação à matemática, DEJENANE DE PAULO MESQUITA ,
03/2015
Investigações matemáticas e diálogo no ensino aprendizagem de matemática, ROSICLEIA PEREIRA DA SILVA DINIZ ,
04/2015
Uso de planilhas eletrônicas como ferramenta de validação de aprendizagens sobre expressões numéricas em situações adidáticas, WALDIR DOS SANTOS VULCÃO ,
04/2015
A aprendizagem de Matemática relacionada à geometria plana por Alunos Surdos, MARIA DOURIVAN DA SILVA SARAIVA ,
05/2015
Panorama das pesquisas sobre letramento em matemática, BRENDA RECHE GRAFF ,
11/2015
O que é e para que serve a matemática? O informal e o acadêmico na produção de concepções sobre a matemática, EUREMICE PEREIRA CARDOSO ,
11/2015
Regras do jogo e regras da matemática: um estudo teórico
, ELCIO GOMES DE OLIVEIRA ,
11/2015
Letramento matemático e o desempenho dos alunos do Sul e Sudeste do Pará no Enem, WADILA CAROLINE DA SILVA SANTOS ,
02/2023
Aspectos teóricos do uso de jogos como metodologia de ensino de matemática, IZAQUIEL MARTINS MOURÃO ,
05/2016
Recursos didáticos pedagógicos no ensino de matemática para alunos com baixa visão, HERIK LIMA DE LIMA ,
08/2018
Ler para aprender inequações, ROSANE MENDES BARBOSA ,
03/2020
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O CONTEXTO DA REGIÃO SUL E SUDESTE DO ESTADO DO PARÁ, ELISANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA ,
10/2016
Matemática e Língua Portuguesa: uma análise de correlação de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na Prova Brasil 2021, GRACE KELLY SANTOS MAXIMIANO ,
04/2023
Ler para aprender equações, WESLLEY RESPLANDES SOUZA ,
03/2020
Um estudo da relação matemática e música , SHERIDA SHIRLEY SANTANA VIEIRA ,
12/2018
Orientações de Pós-Graduação (19)
Mestrado, HENRIQUE SILVA DE SOUZA, 04/2018
- 10/2020
,
Concluída em 10/2020
Mestrado, LEONARDO SILVA DINIZ, 03/2019
- 09/2022
,
Concluída em
Mestrado, GABRIELLE JANAINA BARROS DE MENEZES, 05/2019
- 10/2022
,
Concluída em
Mestrado, MAGNO AUGUSTO CORREA QUEIROZ, 08/2016
- ,
Concluída em 09/2019
Mestrado, AMANDA GIL CARDOSO DE LIMA, 03/2019
- 08/2023
,
Concluída em
Mestrado, CARLESOM DOS SANTOS PIANO, 04/2018
- ,
Concluída em 06/2010
Mestrado, BRENDA RECHE GRAFF, 03/2021
- 01/2023
,
Concluída em