ronaldo barros ripardo

ICE - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS

Produção Intelectual

Artigos (16)

  • 2023, Rosane Mendes Barbosa, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Atividade inferencial na compreensão leitora de gêneros textuais da matemática escolar, ISSN: 23175125
  • 2023, Brenda Reche Graff, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , MAPEAMENTO DE PESQUISAS COM FOCO EM MATERACIA, ISSN: 15188221
  • 2023, Rosângela Fernandes de Lima, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Entrelaces entre el discurso matemático y la Educación Matemática Crítica: revelando las relaciones entre el uso de palabras y backgrounds sociales en la resolución de problemas, ISSN: 22380345
  • 2022, Jhemerson da Silva e Neto, Wádila Caroline da Silva Santos, José Fábio Sousa Silva , Letramento matemático y desempeño estudiantil en Enem-Brasil, ISSN: 10112251
  • 2022, Carlesom dos Santos Piano, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Uma análise das rotinas do Discurso Matemático Escolar em livros paradidáticos, ISSN: 2179426X
  • 2022, Gabrielle Janaina Barros de Menezes, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar, ISSN: 25269062
  • 2020, Rosângela Fernandes de Lima, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Gêneros textuais em livros didáticos de matemática do Ensino Médio do PNLD, ISSN: 24475777
  • 2020, Rosane Mendes Barbosa, Ronaldo Barros Ripardo, Ronaldo Barros Ripardo , Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações, ISSN: 25269062
  • 2013, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ronaldo Barros Ripardo , Matemática versus língua portuguesa: o ângulo agudo de uma relação ímpar, ISSN: 18060560
  • 2012, Ronaldo Barros Ripardo , Gêneros textuais nos livros didáticos de alfabetização matemática e matemática do PNLD 2010, ISSN: 19810431
  • 2011, Ronaldo Barros Ripardo , Atividade Orientadora de Ensino e produção textual em matemática: possibilidade pedagógica, ISSN: 21798435
  • 2011, José Roberto Boettger Giardinetto, Ronaldo Barros Ripardo , Ensino de língua portuguesa e matemática na escola. Por quê? Para quê?, ISSN: 15188221
  • 2010, Ronaldo Barros Ripardo , Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), ISSN: 19827199
  • 2009, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo , A produção textual de professores de matemática: um estudo a partir da prova dissertativa do concurso C-105 da Seduc/Pa, ISSN: 01040944
  • 2009, Claudete Marques de Medeiros, Tadeu Oliver Gonçalves, Renato Borges Guerra, Ronaldo Barros Ripardo , Linguagem, modelos mentais e problemas de matemática, ISSN: 19819269
  • 2009, OLIVEIRA, M. S., SILVA, F. H., Ronaldo Barros Ripardo , Modelagem matemática e pedagogia da projetos: aspectos comuns, ISSN: 19825153

Publicação em Eventos (17)

  • 2011, , Textos narrativos como proposta metodológica para o ensino de álgebra para o ensino fundamental, Semana Acadêmica de Matemática da UFT - CAMUAR,
  • 2011, , Malba Tahan nas páginas policiais, Semana Acadêmica da UFT - CAMUAR,
  • 2011, , Ser ou não ser professor de matemática... eis a questão!, Semana Acadêmica de Matemática da UFT - CAMUAR,
  • 2011, , A importância da leitura para a formação de alunos dos cursos de ciências exatas, Semana da Matemática da UFT - CAMUAR,
  • 2011, , Será que escolas com pior IDEB são escolas piores do que escolas com melhor IDEB?, VIII Semana de Matemática da UFT -CAMUAR,
  • 2011, Ronaldo Barros Ripardo, Interação em aulas de matemática mediada pelo gênero carta pessoal, XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2010, Ronaldo Barros Ripardo, Professores de matemática em atividades de produção de textos: em busca de uma resposta para o problema enfrentado por esses profissionais, Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Resumo
  • 2010, Ronaldo Barros Ripardo, Por entre as Letras e a Matemática: história de vida de um educador matemático letrado, Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, Trabalho Completo
  • 2010, , Língua portuguesa e matemática na escola: reflexões sobre aspectos do significado e da importância do ensino destas disciplinas, X Encontro Nacional de Educação Matemática,
  • 2010, Ronaldo Barros Ripardo, Expressões metafóricas com termos matemáticos: possibilidade metodológica par a produção textual nas aulas de matemática, Congresso Internacional de Ensino de Matemática, Trabalho Completo
  • 2009, , Por que o professor de matemática precisa saber produzir textos?, II CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia,
  • 2009, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Por que os professores de matemática precisam saber produzir textos?, Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários, Resumo
  • 2009, , Sobrea as habilidades produção textual: comos estão os professores e de matemática?, 10º SEM- Simposio de Educación Matemática,
  • 2009, Ronaldo Barros Ripardo, Caracteristicas da pecuária (bovinocultura) e agricultura em Medicilândia: um estudo diagnóstico por alunos do ensino fudamental., Semana de Integração das Ciências Agrárias, Trabalho Completo
  • 2009, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Sobre as habilidades de produção textual: os professores de matemática em cena, Simposio de Educación Matematica, Trabalho Completo
  • 2008, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Na arena da produção textual: os professores de matemática em cena, Seminário de Avaliação de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas., Trabalho Completo
  • 2008, Tadeu Oliver Gonçalves, Ronaldo Barros Ripardo, Saberes, prática docente e formação de professores: reflexões sobre o curso Magistério da Terra, SIPEMAT, Trabalho Completo

Participações em Bancas de Cursos (29)

  • 2021, Dissertação de Mestrado CRENCAS LINGUISTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NO MUNICIPIO DE JACUNDA-PA, ORNIANE GUIMARÃES BAHIA
  • 2020, Dissertação de Mestrado Discurso matematico e aprendizagem de Fisica por alunos com deficiencia visual usuarios do Sistema Braille, HENRIQUE SILVA DE SOUZA
  • 2020, Dissertação de Mestrado Educacao em saude no ensino de ciencias: curriculo comum, saberes e concepcoes docentes, ALICE SILAU AMOURY NETA
  • 2020, Qualificação de Mestrado CRENCAS SOBRE AS PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL, ORNIANE GUIMARÃES BAHIA
  • 2020, Dissertação de Mestrado TESSITURAS SOBRE AVALIAOOO: desvelando o habitus docente na prOtica educativa de professores de matemOtica, JOSIDALVA DE ALMEIDA BATISTA
  • 2020, Dissertação de Mestrado Estorias que ensinam matematica: uma analise do discurso matematico escolar em livros paradidaticos, CARLESOM DOS SANTOS PIANO
  • 2020, Qualificação de Mestrado Discurso e linguagem matematica na aprendizagem de fisica por alunos cegos, HENRIQUE SILVA DE SOUZA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Producao e compreensao do discurso matematico escolar na construcao de um jornal de matematica na escola, GABRIELLE JANAINA BARROS DE MENEZES
  • 2019, Qualificação de Mestrado Estorias que ensinam matematica: um olhar para o discurso matematico em livros paradidaticos, CARLESOM DOS SANTOS PIANO
  • 2019, Dissertação de Mestrado O JOGO DIGITAL COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE GENERO EM LINGUA MATERNA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUCAO TEXTUAL, VICENCIA DE SOUZA RODRIGUES
  • 2019, Dissertação de Mestrado ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE LABORATORIO ABERTO NO ALGODOO PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON., MAGNO AUGUSTO CORREA QUEIROZ
  • 2018, Dissertação de Mestrado "Tia, como e que escreve...?" Ensino de Ortografia no sexto ano do ensino fundamental., ALANE CARLA SILVA BRITO
  • 2018, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES VIA PNAIC E OS PROCESSOS DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO NO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FRANCISCO FRAZÃO DE ALMEIDA
  • 2017, Monografia de Graduação VIDA E OBRA DE MALBA TAHAN E SUA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA , BIANCA KARINY FERNANDES DOS SANTOS
  • 2017, Monografia de Graduação Formacao Inicial e Continuada de professores que ensinam Matematica nos anos iniciais do Ensino Fundamental no municipio de Maraba-PA, MARCELO AUGUSTO MACIEL DA COSTA
  • 2017, Qualificação de Mestrado ORTOGRAFIA, VARIACAO E ENSINO, ALANE CARLA SILVA BRITO
  • 2017, Monografia de Graduação O JOGO DIGITAL E SUA INFLUENCIA NA AQUISICAO DO CONHECIMENTO MATEMATICO DOS NATIVOS DIGITAIS, DANIELLE DE SOUSA SILVA
  • 2016, Dissertação de Mestrado Praticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental II: uma proposta de multiletramentos, CARMINA BARBOSA SANTIS
  • 2016, Monografia de Graduação A MODELAGEM MATEMATICA DO BRASIL: UMA PESQUISA PARA O ENSINO DE FUNCAO DO 1º GRAU , RAILLON BOTELHO SILVA
  • 2016, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PERSPECTIVA PARA PEDAGOGIA MULTILETRAMENTOS , CARMINA BARBOSA SANTIS
  • 2015, Monografia de Graduação Panorama das pesquisas sobre letramento em matematica , BRENDA RECHE GRAFF
  • 2015, Monografia de Graduação Aprendizagem de matematica relacionada a geometria plana por alunos surdos, MARIA DOURIVAN DA SILVA SARAIVA
  • 2014, Monografia de Graduação O ensino de equação de primeiro grau: dificuldades docentes, Narciso das Neves Soares, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo
  • 2014, Monografia de Graduação Um panorama da matemática financeira: teoria e aplicações, Narciso das Neves Soares, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo
  • 2014, Monografia de Graduação Noções iniciais de matemática financeira: um estudo realizado na Escola Agropecus II no 4º e 5º ano do ensino fundamental, Narciso das Neves Soares, Abel Jorge Rodrigues Ferreira, Ronaldo Barros Ripardo
  • 2013, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2013, Ronaldo Barros Ripardo
  • 2013, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2014, Ronaldo Barros Ripardo
  • 2012, Dissertação de Mestrado Labirintos da compreensão de regras em matemáticas: um estudo a partir da regra de três, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ocsana Danyluk, José Messildo Viana Nunes, Ronaldo Barros Ripardo
  • 2011, Labirintos da compreensão de regras matemáticas: um estudo a partir da regra de três, Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Ocsana Danyluk, Adilson Oliveira do Espírito Santo, Ronaldo Barros Ripardo

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (1)

  • 2009,, Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(16)

  • Quadriláteros e níveis do pensamento geométrico: um estudo da abordagem em livros didáticos de matemática, ADRIANA SOUZA OLIVEIRA GOMES , 03/2015
  • Acompanhamento familiar, desempenho escolar e atitudes dos alunos em relação à matemática, DEJENANE DE PAULO MESQUITA , 03/2015
  • Investigações matemáticas e diálogo no ensino aprendizagem de matemática, ROSICLEIA PEREIRA DA SILVA DINIZ , 04/2015
  • Uso de planilhas eletrônicas como ferramenta de validação de aprendizagens sobre expressões numéricas em situações adidáticas, WALDIR DOS SANTOS VULCÃO , 04/2015
  • A aprendizagem de Matemática relacionada à geometria plana por Alunos Surdos, MARIA DOURIVAN DA SILVA SARAIVA , 05/2015
  • Panorama das pesquisas sobre letramento em matemática, BRENDA RECHE GRAFF , 11/2015
  • O que é e para que serve a matemática? O informal e o acadêmico na produção de concepções sobre a matemática, EUREMICE PEREIRA CARDOSO , 11/2015
  • Regras do jogo e regras da matemática: um estudo teórico , ELCIO GOMES DE OLIVEIRA , 11/2015
  • Letramento matemático e o desempenho dos alunos do Sul e Sudeste do Pará no Enem, WADILA CAROLINE DA SILVA SANTOS , 02/2023
  • Aspectos teóricos do uso de jogos como metodologia de ensino de matemática, IZAQUIEL MARTINS MOURÃO , 05/2016
  • Recursos didáticos pedagógicos no ensino de matemática para alunos com baixa visão, HERIK LIMA DE LIMA , 08/2018
  • Ler para aprender inequações, ROSANE MENDES BARBOSA , 03/2020
  • A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O CONTEXTO DA REGIÃO SUL E SUDESTE DO ESTADO DO PARÁ, ELISANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA , 10/2016
  • Matemática e Língua Portuguesa: uma análise de correlação de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na Prova Brasil 2021, GRACE KELLY SANTOS MAXIMIANO , 04/2023
  • Ler para aprender equações, WESLLEY RESPLANDES SOUZA , 03/2020
  • Um estudo da relação matemática e música , SHERIDA SHIRLEY SANTANA VIEIRA , 12/2018

Orientações de Pós-Graduação (19)

  • Mestrado, HENRIQUE SILVA DE SOUZA, 04/2018 - 10/2020 , Concluída em 10/2020
  • Mestrado, LEONARDO SILVA DINIZ, 03/2019 - 09/2022 , Concluída em
  • Mestrado, GABRIELLE JANAINA BARROS DE MENEZES, 05/2019 - 10/2022 , Concluída em
  • Mestrado, MAGNO AUGUSTO CORREA QUEIROZ, 08/2016 - , Concluída em 09/2019
  • Mestrado, AMANDA GIL CARDOSO DE LIMA, 03/2019 - 08/2023 , Concluída em
  • Mestrado, CARLESOM DOS SANTOS PIANO, 04/2018 - , Concluída em 06/2010
  • Mestrado, BRENDA RECHE GRAFF, 03/2021 - 01/2023 , Concluída em
  • Mestrado, RAFAELI LOBO GOMES, 03/2021 - 08/2021 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CECÍLIA FARIAS DA SILVA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, BELDA DOS SANTOS SOUZA ALMEIDA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, HARITANA DOS SANTOS CHAVES JADJISKI, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROSICLEIA PEREIRA DA SILVA DINIZ, 04/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSÉ RODRIGUES DE SALES, 01/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUCIANA FREITAS DOS SANTOS, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ALINE MARIA VIANA DE SOUZA, 04/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FLAVIO ANDERSON SOUSA DA SILVA, 03/2020 - , Concluída em 01/2023
  • Mestrado, ROSÂNGELA FERNANDES DE LIMA, 03/2020 - , Concluída em 01/2023
  • Mestrado, ROSANE MENDES BARBOSA, 03/2021 - , Concluída em 06/2023
  • Mestrado, WEBSTER JIMMY JEAN-PIERRE, 07/2023 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker v3.14.14_4d8008c7