Área de Concentração
Mestrado
Linguagem e Sociedade
Linhas Pesquisa :
› Estudos Comparados, Culturais e Interdisciplinares em Literatura
Linguagem e Sociedade- Abrange as relações entre o texto literário, as teorias e críticas literárias, com outras áreas do conhecimento, como as Artes, a Filosofia, a Psicanálise, a História e as Ciências Sociais. Lida com questões relativas às ressonâncias entre autores, temas, estilos e obras, também com a questão de textos limítrofes como crônicas, diários, cartas, relatos de viajantes, contos de fadas, além de novos objetos de estudos da Teoria Literária, como o cinema, a música popular, as histórias em quadrinhos, as adaptações de obras literárias para outras mídias. A linha também congrega projetos acerca da literatura nacional e internacional que vislumbrem os textos em sua dimensão sociocultural. Buscando compreender as articulações entre experiência vivida, ficção e organização social, bem como a constituição de acervos enquanto fontes primárias, a linha de pesquisa também se abre para a investigação da obra literária enquanto produto da cultura. Aproximações no que tange à história da leitura e do livro, nessa perspectiva, permitem discussões gerais sobre as relações entre a literatura e o mercado.
› LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE
Linguagem e Sociedade- A linha de pesquisa leva em consideração a análise da Linguagem em uso, seja em contextos orais ou escritos, abrangendo o estudo e a descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, com ênfase nos aspectos lexicais, semânticos, retóricos, argumentativos, de variação linguística nas mais diversas manifestações da linguagem e em diferentes contextos multiculturais e ideológicos. Dentro dessa perspectiva, a presente linha de pesquisa quer-se como um campo de investigação científica que congregue pesquisadores dedicados à produção de conhecimentos sobre linguagem e práticas discursivas vislumbrando questões sobre letramento em contextos sociais e/ou institucionais específicos.
LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Nenhum conteúdo disponível até o momento
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker