Área de Concentração
Mestrado
HISTÓRIA E CULTURA NA AMAZÔNIA
Linhas Pesquisa :
› CULTURA, MEMÓRIA E RELAÇÕES DE PODER
HISTÓRIA E CULTURA NA AMAZÔNIA- Focará estudos acerca das disputas e relações de poder que concorreram e concorrem para a construção histórica e social da chamada Amazônia. Estas práticas serão problematizadas em diversas temáticas ou objetos de investigação, por meio do estudo de suas singularidades no tempo e no espaço onde se constituíram. Em outras palavras, as práticas culturais de homens e mulheres que configuram o espaço socialmente construído da Amazônia, serão apreendidas e analisadas como construções históricas. Nesse processo de produção historiográfico, a memória será foco privilegiado de estudo, seja como objeto, seja como fonte para as pesquisas. A Amazônia concentra um dos maiores índices de conflitos sociais e políticos da história do Brasil, portanto, a temática não poderia passar despercebida das preocupações de estudo de um mestrado em História. Temas ligados aos povos da floresta, populações ribeirinhas, povos tradicionais e nações indígenas; à Amazônia colonial, escravidão e abolição na Amazônia, populações de origens africanas na Amazônia; migração, ditadura militar na Amazônia, conflitos sociais, narrativas, memórias e trajetórias de vida serão objetos privilegiados de pesquisa nessa linha de investigação.
Linhas Pesquisa :
› ENSINO DE HISTÓRIA, NARRATIVAS E DOCUMENTOS
HISTÓRIA E CULTURA NA AMAZÔNIA- As pesquisas desenvolvidas nesta linha analisarão o ensino de história como lugar de construção de conhecimento, como espaço de produção de saber/poder. A partir dos fundamentos da História como área de referência, estudar-se-á diversos temas problematizando as relações entre diferentes saberes produzidos pela história acadêmica e a história escolar. Será objeto de estudo, portanto, a reflexão acerca de como, em diferentes tempos e espaços, a questão da narrativa se fez presente adquirindo diferentes configurações e atendendo às distintas relações de poder no campo do ensino de história. Tais experiências produzem diferentes vestígios documentais que serão problematizados em suas singularidades e nos usos a que se prestam no ensino de história. Questões/problemas como narrativas e materiais didáticos, fontes, patrimônio, história local, imagens, formação docente, currículo, relações de gênero e educação das relações étnico-raciais serão tematizados nas pesquisas desenvolvidas nessa linha.
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