CALENDÁRIOS SOCIOCULTURAIS: proposta de vitalização da
língua Aikewara e contra discurso socioterritorial
Povo Aikewara-Suruí. Aldeia Yetá. Educação escolar indígena. Calendário
socionatural.
Este trabalho busca compreender e fortalecer a luta do povo Aikewara, no processo da colonização dos não indígenas que vinham de outras regiões do Brasil em busca de terras e melhorias de vida e principalmente os grandes fazendeiros que vinham com muito mais ambição. Mesmo com o forte colonialismo, o povo Aikewara sobreviveu através de resistência de todos os ataques, vindo primeiro pelos conflitos de outras etnias da região do
sudeste do Pará e com a primeira exploração da colonização, autorizado pelo Governo Federal na época. O trabalho conta com revisão bibliográfica de pesquisas sobre a ocupação Amazônica oriental com ênfase no sul e sudeste do Pará. E com base na aculturação da cultura dos povos indígenas e a políticas de integração dos povos indígenas à sociedade dos Warassu (não indígena), trago uma proposta metodológica do Método Indutivo Intercultural (MII), buscando trabalhar os conhecimentos tradicional do povo Aikewara e o conhecimento científico, trabalhando assim a interculturalidade nas escolas indígenas do povo Aikewara, especificamente na escola Opireme Surui, da aldeia Yetá.