A MUSICALIDADE DO CARIMBÓ EM MARABÁ (PA): ESTÉTICA, HIDRIDISMO E PRÁTICA COTIDIANA
Musicalidade, Dinâmicas socioculturais, Cultura de periferia, Carimbó.
Neste estudo examina-se a musicalidade como fenômeno na formação da cultura do gênero musical Carimbó, enquanto prática sociocultural existente na cidade de marabá (PA). A pesquisa trata da diversidade cultural híbrida manifesta sob a visão da filosofia estética em Maffesoli (1996) relativa ao cotidiano e a condição do Carimbó no processo de deslocamento sociocultural do povo paraense e de migrantes. Foca-se o estudo à prática cultural de dois grupos: O Mayrabá e o Grupo de Ação Cultural – GAP. Ambos grupos localizados nos bairros periféricos de Marabá no Cabelo Seco e do São Félix Pioneiro, respectivamente, cuja produção se vincula a identificação com a cultura amazônica e negra. Compreende-se, portanto, o Carimbó com pertencimento à prática cultural da periferia amazônica, em expansão pela região e expressão social de uma minoria, cujo status de patrimônio cultural imaterial da humanidade, traduz-se de forma singular em um fragmento da grande teia amazônica. Enfim, aponta-se o Carimbó praticado na cidade de Marabá em decorrência de um não lugar, instituído pelo jogo da política cultural que o faz um acontecimento em razão de aproveitar a ocasião para se manter na performance sociocultural, territorial e expressão autentica nessa amazonidade.