TRAJETÓRIA DOCENTE DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: HETEROGENEIDADE DISCURSIVA NAS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS
Educação Especial; Heterogeneidade Discursiva; Trajetórias e Táticas
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Este trabalho analisa a trajetória docente de professoras da educação especial, através da heterogeneidade discursiva buscando pontuar suas estratégias e táticas. Foram analisados inicialmente dois relatos, de um total de oito, e nestes as marcas discursivas apontam para um discurso de gênero e para um discurso formativo de base teórica. Assim, a pesquisa tem como objetivo, em seu sentido amplo, analisar as estratégias e as táticas docentes de mulheres professoras na educação especial na Escola Pequeno Príncipe, em Goianésia do Pará-Pa, como um espaço constituído nos enfrentamentos e resistências em que diferentes discursos são elaborados e reelaborados; nos aspectos específicos, buscará evidências dos enfrentamentos e as resistências, analisando os diferentes discursos que surgem nas falas das professoras, para então relacionar os processos discursivos com suas práticas como professoras da Educação Inclusiva. Para tanto, buscará identificar em suas narrativas as marcas de gênero que se destacam em suas trajetórias docentes, dentro da educação especial. No aspecto teórico e metodológico mobiliza uma rede conceitual baseada em autores como: Michel de Certeau (2014), Perrot (1988), Butler (2016), Louro (1997; 2016), Chamon (2005) e Gonçalves (2006).