MÍDIA IMPRESSA E PRÁTICAS IDEOLÓGICAS: o derrocamento do Pedral do Lourenção à luz da Teoria Crítica
Comunicação, indústria cultural, estetização, fetiche
O objetivo proposto por esta pesquisa é compreender, à luz da Teoria Crítica, as práticas ideológicas da mídia impressa de Marabá em relação ao anúncio sobre o derrocamento do Pedral do Lourenção para consolidação da Hidrovia do Tocantins Araguaia, empreendimento desenvolvimentista patrocinado pelo Estado para atender demandas produzidas pelo capitalismo. Nossa pesquisa busca alcançar a dimensão estética dessa dinâmica social produzida pela relação de mídia, poder e cultura, uma vez que a anunciação do empreendimento em estudo carrega na sua constituição o poder de padronizar as vivências em torno do rio ao sabor do mercado e da indústria cultural, assim como instrumentaliza o conceito de rio, subsumindo formas anteriores da relação homem/natureza. produzindo um novo tipo de barbárie através dos mecanismos criados justamente para se opor à barbárie. Para tanto, catalogamos 50 exemplares de jornais entre mais de 900 pesquisados relativos aos anos de 2012 e 2014, por meio dos quais propomos analisar o funcionamento dos impressos denominados “Jornal Opinião” e “Jornal Correio” na estetização da informação jornalística; além disso, buscamos verificar qual a relação dessa estetização com a mercantilização da notícia; assim como tentamos identificar, no anúncio jornalístico sobre o derrocamento, a mobilização dos conceitos sobre indústria cultural, fetiche, reificação, antissemitismo e semiformação. Essa viagem ao final possivelmente nos levará a compreender o funcionamento de determinadas dimensões desse microcosmo da sociedade moderna, que é a Amazônia brasileira.