ENSINO MÉDIO E JUVENTUDE NEGRA: MEMÓRIAS E (DES) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MARABÁ
Memórias, Identidade Negra, Relações Étnico-Raciais, Ensino Médio.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as memórias de estudantes negros (as) presentes no cotidiano escolar e extraescolar elaboradas no bojo da temática das Relações Étnico-Raciais na modalidade da Educação Básica para o Ensino Médio, Escola Estadual de Ensino Médio Liberdade, situada na cidade de Marabá, Sudeste do Pará. O estudo tem como principal aporte metodológico a História Oral, utilizando-se como estratégia a realização de entrevistas narrativas. No entanto, destaca-se ainda, para a análise empírica, outros instrumentais de natureza qualitativa como o grupo focal, aplicação de questionários e análise documental bem como de algumas estratégias quantitativas como de quadros e gráficos. A interpretação do universo estudado permitiu evidenciar que os estudos das Relações Étnico Raciais, demarcadas apenas no ambiente escolar expressam grandes limitações, pois exclui à abrangência que as vivências e experiências cotidianas dos sujeitos afrodescendentes em outros circuitos sociais provocam na formação de identidades de sujeitos negros (as). Ressaltamos como conclusão do presente estudo, que a presença da ação colonizadora nas memórias dos sujeitos afrodescendentes, são determinadas por um construto histórico, ideológico e cultural do poder hegemônico assim como demarcamos a presença desta ação colonizadora nas práticas pedagógicas veiculadas na Educação Básica para o Ensino Médio em Marabá. Enfatizamos a ação subversiva de sujeitos afrodescendentes frente a projetos colonialistas, portanto preconceituosos, bem como demarcamos a relevância de um projeto educativo para a decolonialidade de sujeitos afrodescendentes