AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA), NO MUNICÍPIO DE MARABÁ.
Educação, alternância, Agroecologia.
Este estudo direcionou seu foco à agroecologia e educação do campo tendo a EFA Prof. “Jean Hèbette”, como campo pesquisado, especificamente suas experiências educativas. Com sede no município de Marabá, tem como principal objetivo o de proporcionar uma Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o público preferencial filhos de assentados da reforma agrária e de agricultores familiares camponeses da região, de forma participativa e integrada entre Escola, Família e Comunidade fundamentada na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola (EFA) e nos princípios da Educação do Campo. O lema desta escola é: “É possível produzir conhecimentos e alimentos agroecológicos”. A análise do papel da EFA na consolidação de uma proposta de educação do campo, segundo princípios agroecológicos foi o objetivo principal deste estudo, uma vez que esta escola do campo possui a agroecologia como princípio norteador de suas práticas pedagógicas. Os resultados foram obtidos através de questionários, aplicação de entrevistas semiestruturadas, observação direta durante as visitas de campo, caderno de campo. Percebeu-se que esta escola do campo é pioneira em relação ao modelo de Escola Família Agrícola, carece de apoio institucional para se consolidar como forma de luta pela política pública de educação do campo. Outro desafio enfrentado é a necessária luta no campo do conhecimento agroecológico, pois precisa ser descolonizado de saberes que o reduzem a uma disciplina. Percebeu-se os princípios agroecológicos nas práticas educativas desenvolvidas na EFA Jean Hèbette como o diálogo de saberes, respeito à natureza, valorização dos saberes tradicionais, mesmo que não explícitos como agroecológicos, estes princípios estão presentes.