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Banca de DEFESA: RENATA RODRIGUES MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA RODRIGUES MIRANDA
DATA: 04/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: UNIFESSPA
TÍTULO:

A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE JACUNDÁ – PA: PROCESSOS DE INTERINCOMPREENSÃO CONSTITUTIVA


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Política Pública; Educação do Campo; Interdiscursividade; Interincompreensão


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a interdiscursividade entre as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo no Sistema Municipal de Jacundá – PA, Resolução nº 04/2010 – CME de 19 de agosto de 2010 e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. As análises, com base nos conceitos de interincompreensão constitutiva e simulacro formulados por Maingueneau (1997, 2005) procuram aprender o processo de “tradução” de uma política nacional por uma política municipal e sua relação interdiscursiva com os discursos dos movimentos sociais, sujeitos demandantes das referidas políticas. Foi eleito como material desta inter-relação as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002, sob a compreensão de que, apesar de ser um documento governamental instituído em nível nacional, nele se inscreve uma história de luta e de expressão dos movimentos sociais no seu processo de construção, justamente pelo embate que se estabeleceu neste momento entre Estado e movimentos sociais, o que possibilita a apreensão de sentidos que remetem a vozes dos movimentos sociais, quanto a alguns princípio presentes nesta diretriz. Assim, tomando este documento como discurso institucional de base, foi colocado em diálogo com ele as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo no Sistema Municipal de Jacundá, PA, Resolução nº 04/2010 – CME de 19 de agosto de 2010. Nas análises da interdiscursividade entre diretrizes nacionais e diretrizes municipais, consideramos as posições ideológicas que fornecem as categorias discursivas para os dois documentos. Esta relação, foi analisada, tomando o conceito de interincompreensão como fundamental para compreendermos como se opera, numa perspectiva discursiva, o processo de “tradução” de uma política pública por outra; como nesse diálogo estas duas políticas se aproximam ou se afastam; como elas se modificam ou se contrapõem. Nesse movimento de análise, foi identificado que, na relação interdiscursiva dos dois documentos analisados ocorrem diferentes processos de simulacro identificados como processos de reconfiguração do dizer e processos de uma política do silêncio.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO
Interno - 1698392 - EDMA DO SOCORRO SILVA MOREIRA
Interno - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Notícia cadastrada em: 25/04/2018 14:38
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