EDUCAR PARA LIBERTAR: A PEDAGOGIA LIBERTADORA NA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA “ESCRAVO, NEM PENSAR”
Escravidão contemporânea. Teoria Freiriana. “Escravo nem pensar”.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do Programa “Escravo, nem pensar” na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Paulo Freire na cidade de Marabá/PA, buscando dentro da proposta metodológica do programa elementos da teoria freiriana. O “Escravo, nem pensar” é um programa educacional desenvolvido pela ONG Repórter Brasil; foi criado em 2004, como forma de prevenção e combate ao trabalho escravo contemporâneo nas escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino. A pesquisa será desenvolvida a partir do método de estudo de caso, na realização de entrevistas semi-estruturadas, roda de conversa com os alunos que participaram do projeto e análise do livro de apoio didático destinado para os professores participantes. A pesquisa está em andamento, mas se tem como trabalho analítico parcial a análise do livro didático em cuja construção é possível encontrar elementos da teoria de Paulo Freire, como o caráter político da educação, a pesquisa atividade educativa, a problematização e os temas geradores.