Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN LUCAS ISRAEL NASCIMENTO DA SILVA

DISCENTE: RENAN LUCAS ISRAEL NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 05/06/2024
LOCAL: online

ARGUMENTAÇÃO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO: análise linguístico-discursiva de uma simulação do Tribunal do Júri

Júri Simulado; Feminicídio; Retórica; Argumentação no discurso; Técnicas argumentativas.

ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Esta dissertação tem por objetivo promover uma prática de simulação de julgamento do Tribunal do Júri na escola, utilizando técnicas do Teatro de Improvisação, para ao final investigar como se estruturam, argumentativamente, os discursos proferidos pelos alunos participantes durante o procedimento de encenação. São objetivos específicos do trabalho: propiciar espaços de formação em argumentação, teatro-improvisação e rodas de conversa sobre feminismo e feminicídio para alunos da rede pública de ensino de Marabá/PA; produzir um júri simulado de um caso de feminicídio com os alunos, partindo dos princípios do teatro-improvisação; descrever a prática pedagógica desenvolvida nos espaços de formação e na simulação do Tribunal do Júri; descrever a construção das estruturas argumentativas utilizadas pelos alunos no júri simulado, durante os debates entre acusação e defesa ao longo da encenação; realizar análises linguístico-discursivas da estrutura argumentativa dos discursos proferidos na sessão do júri simulado. O estudo se insere no campo da abordagem qualitativa e se ancora na ferramenta de pesquisa-ação e no estudo de caso. É uma pesquisa-ação pelo desenvolvimento de oficinas pedagógicas com o intuito de discutir feminismo, feminicídio, argumentação e produzir uma simulação do Tribunal do Júri. É um estudo de caso pela realização das análises linguístico-discursivas dos proferimentos dos alunos durante a sessão do Júri simulado. O trabalho se divide em cinco seções. A primeira seção, intitulada “O feminicídio e seus desdobramentos”, faz uma reflexão do que se compreende por feminicídio, quem são as vítimas desse ato, quais as causas para a persistência desse crime na nossa sociedade. Ainda nesta seção, apresenta-se o que o Brasil tem realizado, em matéria legislativa, para o reconhecimento e o enfrentamento dessa violência. São discutidas, desde o Brasil Colônia até o Brasil República, as legislações vigentes em cada período. Neste ponto, damos ênfase à Lei n. 10164 (Lei Maria da Penha) e à Lei n. 10104 (altera o Código Penal e institui a qualificadora do feminicídio). A segunda seção, intitulada “Estudos argumentativos de procedência retórica”, apresenta a argumentação de procedência retórica e perelmaniana. Inicialmente, há uma breve contextualização sobre o histórico da Retórica no mundo, como ela se reconfigurou e seus principais expoentes ao longo dos anos. Em seguida, aborda a Nova Retórica, desenvolvida na escola de Bruxelas por Perelman e colaboradores. Discutem-se os pontos fundamentais da teoria, como a instauração de uma comunidade intelectual; acordos prévios entre orador e auditório; pontos de acordo de objetos reais ou profissionais; tipologias de argumento e suas estratégias argumentativas. Por fim, aprofunda-se na abordagem da Argumentação no Discurso, cuja principal expoente é Ruth Amossy. A discussão é desenvolvida em torno de como a Retórica se configura como objeto de estudo dentro da Análise do Discurso; a construção das imagens do auditório; a construção da imagem do orador e como os gêneros do discurso modelam a argumentação. A terceira seção, intitulada “Argumentação para a igualdade de gênero por meio do Teatro” realiza uma reflexão sobre uma possível articulação entre os postulados do teatro, da argumentação e de metodologias inovadoras. Ao discutir o Teatro, são detalhados os processos de construção de personagens e o trabalho do ator à luz de Diderot, Stannislavski e Brecht. Além disso, discute-se o Teatro Pedagógico e suas contribuições para o desenvolvimento do aluno/ator. Quanto à argumentação, discutimos o porquê da relevância do ato de argumentar e a relevância de oportunizar espaços com o diálogo aberto para o exercício da argumentação, por exemplo, o Teatro de Improvisação. Acerca das metodologias inovadoras, aprofundamo-nos na Teoria da Complexidade e no Design Interacional Pedagógico Adaptativo Complexo (DIPAC) elaborado pelo pesquisador Vicente Parreiras. Como o estudo encontra-se em andamento, as seções seguintes ainda não foram desenvolvidas.

Presidente - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Interno - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO