DE LOBATO A SANDRONI: UM ESTUDO DO GÊNERO MEMÓRIAS NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS.
Literatura para Crianças e Jovens; Memórias da Emília; Minhas Memórias de Lobato; Gênero Memórias; Literatura Comparada.
Este trabalho tem por objetivo, em linhas gerais, analisar as obras Memórias de Emília, de Monteiro Lobato, e Minhas Memórias de Lobato, de Luciana Sandroni, por meio de uma análise comparativa, tendo como foco de investigação o gênero memórias, procurando perceber como se processou esse gênero nas duas obras, suas semelhanças e/ou diferenças. Além disso, tornou-se necessário fazer um levantamento bibliográfico do universo literário das duas obras, além de também investigar o gênero memórias, sua significação e pesquisadores que já utilizaram o gênero em seus estudos. Em relação à metodologia, foi desenvolvida uma análise a partir da abordagem qualitativo/analítica, pois buscou-se realizar uma leitura crítico-analítico-comparativa. Esta pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, como mais adequada maneira de realizar um levantamento sobre a literatura juvenil e o gênero memórias, ocorreu uma pesquisa bibliográfica de forma a fazer um levantamento das duas obras supracitadas assim como também do universo em que estão inseridas com relação à literatura para crianças e jovens e o gênero memórias e, posteriormente, a partir dos dados coletados com a pesquisa bibliográfica, iniciou-se a segunda etapa do projeto, uma análise comparada das duas obras já citadas relacionando-as ao fio que as aproxima: o gênero memórias. Como hipótese de pesquisa acreditou-se que o trabalho realizado com a personagem Emília, na obra de Luciana Sandroni, Minhas Memórias de Lobato, foi o de ela, a boneca, construir suas memórias por meio do uso do imaginário e da ficção, a partir de outra obra ficcional já construída por Lobato, Memórias da Emília.