A abordagem da Variação Linguística em materiais didáticos de escolas de idiomas e escolas públicas em Marabá- PA
Livro didático; Língua Inglesa; Variação Linguística.
O presente trabalho, partindo de uma perspectiva analítica-bibliográfica, tem como objetivo verificar como se dá o tratamento da variação linguística em livros didáticos (LD), destinados ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira (ILE), utilizados em escola/franquias de idiomas e aqueles utilizados pelas escolas públicas de educação no município de Marabá-PA, com o olhar voltado para as diferenças envoltas nesse tratamento. O interesse em trabalhar tais materiais se justifica pela ciência e percepção que temos da importância do papel que o LD cumpre ao ser uma das ferramentas principais no auxílio ao professor em sala de aula. Independente da instituição, dos métodos e metodologias et., o LD reúne saberes, propostas e caminhos pelos quais o professor e seus alunos podem caminhar rumo ao objetivo de cada disciplina. Sabedores dessa relevância que possui o LD em salas de aula e como professores de língua inglesa, em um país onde ela é ensinada a partir de uma perspectiva de LE, compartilhamos o sentimento de indispensabilidade que é dispormos de materiais que cumpram com destreza o seu papel. Que carreguem em si a qualidade e compromisso necessários para que o bom trabalho seja realizado nas aulas de língua inglesa. Ao propormos uma pesquisa que visa analisar as diferenças de abordagem que recebe a variação linguística em LDs de língua inglesa (LI), nos colocamos com verificadores do cumprimento daquilo que preconiza os documentos oficiais, mas muito mais importante exercemos a atividade de fiscalizadores de um objeto que serve ao professor de línguas, não no intuito de elaborar julgamentos ou apontar o melhor ou pior, mais ou menos adequado, mas sim compreendermos de que forma aspectos relevantes estão sendo trabalhados. Os objetivos que pretendemos alcançar com essa pesquisa são: O objetivo geral desta pesquisa é verificar em materiais didáticos destinados ao ensino de inglês, como língua estrangeira, em escolas pública e escolas de idiomas de Marabá-Pá, as diferenças de tratamento dado à variação linguística; os específicos: i) constatar se há abordagem de variação linguística nos LDs de LI tanto os destinados às escolas púbicas como ensino em cursos de franquia; ii) identificar em qual visão de língua tais materiais se embasam; e iii) descrever as variações encontradas, para assim identificar qual nível variável é mais recorrente na abordagem feita pelos materiais. Partimos de algumas hipóteses; i) há a presença de variação linguística nos materiais destinados a ambas as modalidades de instituição; ii) podemos antecipar que a visão de língua adotada por esses materiais é, ainda, a de língua homogênea, pois dão ênfase sempre a duas variedades ou americana ou britânica; e iii) há diferença entre a forma como o LD, para o ensino em escolas públicas, abordam a variação e em como os de escolas de idiomas o fazem. Para alcançarmos o que aqui propomos como objetivos e, também darmos coma afirmativas ou negativas as hipóteses nos apoiaremos em áreas de estudos da língua e linguagem que enfoquem o ensino-aprendizagem de línguas, elaboração de materiais didáticos etc. Dessem modo partimos do que tem discutido autores como: (Moita Lopes, 2009; Rodrigues & Cerutti-Rizatti, 2011; Menezes; Silva & Gomes, 2009; Cavalcanti, 1986; Celani, 1992); Lima et. al. (2008); William Lobov (1972); Silva et. al. (2018); Saville-Troike (2012); Wilma C. Manio (s.d); Zikmundová (2016); Friedrich & Matsuda (2010); David Crystal (1997); Brasil (1999); e Brasil (2018).