Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN TORRES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN TORRES DA COSTA
DATA: 02/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: ILLA/online - banca híbrida
TÍTULO:

Crenças e atitudes linguísticas de discentes ouvintes de Letras Português sobre a Língua Brasileira de Sinais


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística; Crenças linguísticas; Atitudes linguísticas; Língua Brasileira de Sinais; Libras e preconceitos linguísticos


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa trata de um investigação sociolinguística das crenças e atitudes linguísticas de professores em formação inicial ouvintes sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) antes e após o componente curricular Libras do curso de Letras Português. As línguas de sinais são expressões linguísticas dos povos surdos em todo o mundo, sendo sua forma natural e materna de interação e comunicação. Em razão disso, o interesse em investigar as crenças e atitudes linguísticas a respeito da Libras é porque ainda há desconhecimentos e equívocos por muitas pessoas sobre o funcionamento, estrutura e outros aspectos a ela ligados. Mediante a isso, atitudes linguísticas negativas possam perpetuar dentro da sala de aula da graduação antes das discussões do componente curricular e, após a sua finalização, as atitudes podem mudar para positivas, além dos discentes adquirirem uma visão socioantropológica com juízo de valor positivo, valorizando as identidades e culturas surdas através do maior artefato cultural do povo surdo: linguístico. Assim, este trabalho visa contribuir para os estudos sociolinguísticos, para o próprio curso de Letras Português da Unifesspa, unidade de Marabá – PA e, principalmente, para as reflexões e debates acerca da Libras por desconsiderá-la e como língua. A pesquisa baseia-se, em sua construção, nos estudos sociolinguísticos de Lambert e Lambert (1972), Labov (2008), López Morales (2004), Moreno Fernandéz (1998) e Gómez Molina (1998), bem como perpassa pelos estudos de crenças, da Linguística Aplicada, de Barcelos (2001; 2004; 2006; 2007) e Vieira-Abrahão (2006). Foram também relevantes alguns trabalhos da área linguística das línguas de sinais e da Libras realizados por Ferreira Brito (1990; 2010), Stoke ([1960] 2005), Quadros e Karnopp (2004), Quadros (1997; 2019), Quadros et al (2023a; 2023b), Karnopp (2004; 2008), Gesser (2009), Albres (2012; 2021), Lacerda et al (2019), Lodi (2021) e Santiago (2021). Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-ICS/UFPA), essa pesquisa foi de caráter empírico e de abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados, para a constituição do corpus, ocorreu através testes de crenças e atitudes linguísticas disponibilizado em um questionário eletrônico do Google Forms, antes de iniciar o componente curricular e na sua finalização, em sala de aula, sendo de abordagem contextual. Nos testes, foram adotados os conceitos de atitudes dos elementos tridimensionais da linha mentalista: cognitiva, afetiva e conativa. Houve a participação de dez (10)
informantes residentes de Marabá – PA, composto por oito (8) sujeitos do gênero feminino e dois (2) sujeitos do gênero masculino. A partir dos dados, foram realizadas as análises de conteúdo de cunho categorial, conforme Bardin (1997), sistematizando as informações e comparando os seus resultados. Concluímos que nossos objetivos traçados foram alcançados e algumas de nossas hipóteses foram confirmadas, sendo que alguns sujeitos ainda permaneceram com atitudes linguísticas negativas, sejam elas presentes mais em alguns componentes que em outros, bem como observamos que apenas um componente curricular de sessenta e oito (68) horas para abranger o universo dessa língua, seja de maneira teórica ou prática, é insuficiente, visto que os futuros profissionais poderão ter alunos surdos em sua sala de aula e não serão totalmente capacitados para ensino intercultural/multicultural. Assim, é importante que sejam revistos a inserção de outros componentes a fim de sanar essa problemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo à Instituição - MARIA ROCIO ALONSO REY
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Notícia cadastrada em: 27/11/2024 15:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2025 - UNIFESSPA - sigaa-docker