"OLHANDO O PRESENTE EM RELAÇÃO A UM PASSADO CONTURBADO”: um estudo de (M)emória e Pós-Memória em Maus e Tangles
(M)emória; Pós-memória; Narrativas autobiográficas; Emaranhados
Este trabalho investiga (M)emória, Pós-Memória em Maus: A história de um sobrevivente (1986-1995) de Art Spiegelman, e em Tangles: A story about Alzheimer’s, My mother, and Me (2010) de Sarah Leavitt. A discussão sobre (M)emória nessas obras inclui o trabalho de estudiosos como: Elisabeth El Refaie, em Autobiographical comics: Life Writing in Pictures (2012); Jonathan K. Foster, em Memory: A Very Short Introduction (2008); Julia Watson e Sidonie Smith, em Reading Autobiography: A Guide for Interpreting Life Narratives (2001); e Marianne Hirsch, em The Generation of Postmemory (2008). O mesmo tem como objetivo analisar como a (M)emória e a pós-memória se apresentam emaranhadas nas narrativas Maus e Tangles. Assim, este trabalho também busca compreender nas narrativas as memórias emaranhadas apresentadas pela segunda geração ao investigar as relações entre linguagem verbal e não-verbal nas construções dessas (M)emórias. Esta investigação consiste em uma relação entre linguagem verbal e não verbal com os conceitos de (M)emória e Pós-Memória. Assim, os trabalhos de Leavitt e Spiegelman retratam como esses conceitos se apresentam dentro das narrativas autobiográficas Maus e Tangles.