A TRADIÇÃO ORAL DO POVO GAVIÃO: um análise de práticas educativas e culturais na T.I. Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, Pará
Narrativas Orais; Povos Originários; Memória
O trabalho considera as narrativas orais indígenas do Povo Gavião (Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatejê), localizado na Amazônia Oriental no sudeste do Pará e suas relevância no processo de educação escolar a partir da escola Pahixati da aldeia Mejõkrikatejê e escola Koyakati a qual possui o mesmo nome. Tem como objetivo refletir sobre as práticas culturais através das narrativas orais dos velhos, mediadas no âmbito da comunidade e contexto escolar. Para tanto, usa-se a metodologia qualitativa com enfoque na observação participante; onde o enfoque identifica e valoriza as formas de transmissão do conhecimento pelas narrativas e saberes presente nesta cultura. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva realizar uma reflexão crítica sobre cultura, memória e identidade da comunidade indígena Gavião pelas narrativas do Cacique e ancião Parkré Jimõkre e Ropre Kwykty hompryty, com ênfase na vitalização dos saberes e formas de viver. Aos pressupostos teóricos, considera-se a contribuição da antropóloga Iara Ferraz(1984), pesquisadora que vivenciou com o povo Gavião Parkatejê, registrando suas lutas em território durante a realização do projeto Rondon, no período de 1974 1980. Hall (2020), Ferreira (2004), Bauman (2017), Benjamin (2012; 2016), Bhabha (2021), Bosi (2015), Montenegro (1992), Brandão (1986), entre outros que estabelecem contribuíram para a análise e reflexão de cultura ,memória, oralidade e identidade na pós- colonialidade. Acreditamos na contribuição deste trabalho para outros estudos e pesquisas na valorização de formas culturais presentes na construção de identidade dos povos originários.