DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA COMUNIDADE MẼBÊNGÔKRE: Língua materna e bilinguismo
Alfabetização. Mẽbêngôkre. Kayapó. Língua materna. Bilinguismo. Educação indígena. Preservação cultural.
Esta dissertação investiga os desafios no processo de alfabetização da comunidade Mẽbêngôkre (Kayapó), com ênfase na importância da língua materna e do bilinguismo. A pesquisa se concentra na escola indígena Kubenhinknh-ti, localizada na aldeia Môykarákô, no município de São Félix do Xingu, Pará. O estudo analisa como a alfabetização em Mẽbêngôkre e a introdução do português influenciam a aprendizagem e a preservação cultural da comunidade. Para embasar a pesquisa, foram considerados diversos teóricos como Dermarchi e Oliveira (2015), Lea (2012), Nunes (2011) e Salanova (2001). Esses autores oferecem insights valiosos sobre alfabetização, bilinguismo, educação indígena e preservação cultural, proporcionando uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pela comunidade Mẽbêngôkre. A pesquisa adotou uma metodologia bibliográfica, qualitativa e de campo. Foi realizada na escola indígena Kubenhinknh-ti, em parceria com professores indígenas e não indígenas, além da comunidade local. Durante a coleta de dados, foram entrevistados professores, professores indígenas e algumas lideranças mais velhas das aldeias. Também foi aplicado um questionário aos professores das turmas de alfabetização, e um diário de campo foi mantido para anotações de reuniões e entrevistas. Os resultados mostram que o ensino bilíngue pode trazer transformações e mudanças positivas tanto para a escola quanto para os alunos. Nas considerações finais, são apresentados pontos fundamentais que servem como sugestões e recomendações para que a escola possa alcançar uma qualidade superior e, consequentemente, sua autonomia