AVALIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS: uma perspectiva formativa
ensino-aprendizagem; português para surdos; avaliação formativa.
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa para surdos no Brasil, a partir de uma perspectiva educacional bilíngue, ainda é um campo de paulatino crescimento e produção científica. No contexto das problemáticas pedagógicas que envolvem essa prática, destacamos nesta pesquisa a avaliação formativa, partindo das seguintes questões: ocorrem práticas de avaliação formativa nos processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para surdos? Ocorrendo práticas avaliativas de natureza formativa nesse contexto, de que forma elas se manifestam nas interações e atividades de sala de aula? Nesse sentido, o objetivo central é discutir de que forma a avaliação formativa no ensino-aprendizagem da língua portuguesa escrita pode contribuir para regulação das competências de escrita de alunos surdos usuários da Libras. A abordagem qualitativa fundamentou a sistematização e a organização do trabalho, a partir do estudo de caso, envolvendo oito sujeitos surdos usuários da Libras e um professor ouvinte, participante de uma oficina de redação do Exame Nacional do Ensino Médio promovido pelo projeto de extensão universitária OLEPS, Oficina de Leitura e Escrita do Português para Surdos. O procedimento de geração dos dados ocorreu por meio de observação direta e vídeogravação dos encontros da oficina de redação e entrevista com os participantes. Para isso, foram utilizadas duas câmeras de filmagem, questionários e fichas de registros. Os resultados preliminares apontam que o ambiente de ensino-aprendizagem de língua portuguesa para surdas demanda um espaço de interação em língua de sinais, onde a avaliação formativa serve à processos regulatórios e auto-regulatórios, tanto para os alunos, quanto para o professor no que diz respeito à escrita e a prática de ensinar e de aprender o português.