DE LOBATO A SANDRONI: um estudo do gênero memórias na literatura para crianças e jovens
Literatura para Crianças e Jovens; Memórias da Emília; Minhas Memórias de Lobato; Gênero Memórias; Literatura Comparada
Este trabalho tem por objetivo, em linhas gerais, analisar as obras Memórias de Emília, de Monteiro Lobato, e Minhas Memórias de Lobato, de Luciana Sandroni, por meio de uma análise comparativa, tendo como foco de investigação o gênero memórias e procurando perceber como se processou esse gênero nas duas obras, suas semelhanças e/ou diferenças. Além disso, tornou-se necessário fazer um levantamento bibliográfico do universo literário delas, além de também investigar o gênero memórias, sua significação e pesquisadores que já o utilizaram em seus estudos. Em relação à metodologia, foi desenvolvida uma análise a partir da abordagem qualitativa, pois buscou-se realizar uma leitura crítico-analítico-comparativa das obras. Esta pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, buscou-se realizar um levantamento sobre a literatura juvenil e o gênero memórias, através de uma pesquisa bibliográfica de forma a fazer uma análise das duas obras supracitadas assim como do universo em que estão inseridas em relação à literatura para crianças e jovens. Numa segunda etapa, buscou-se a análise via leitura comparada das duas obras já citadas, relacionando-as ao fio que as aproxima: o gênero. Como hipótese de pesquisa acredita-se que o trabalho realizado com a personagem Emília, na obra de Luciana Sandroni, Minhas Memórias de Lobato, foi o de ela, a boneca, construir suas memórias por meio do uso do imaginário e da ficção, a partir de outra obra ficcional já construída por Lobato, Memórias da Emília.