Banca de QUALIFICAÇÃO: SEBASTIANA ARAÚJO FILHA

DISCENTE: SEBASTIANA ARAÚJO FILHA
DATA: 29/04/2020
LOCAL: Vídeo conferência

DISCURSO, ESCOLA E IDENTIFICAÇÕES DE GÊNERO: UM OLHAR PARA HISTÓRIAS DE VIDAS DE ESTUDANTES SOB VIVÊNCIAS DAS HETERONORMATIVIDADES

Análise do Discurso; Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Elza Maria Dantas; História Oral; Diversidade de Gênero.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

Nessa pesquisa buscamos compreender como as práticas discursivas (re) produzidas na escola orientam e significam as identificações de gênero. A delimitação espacial está circunscrita à Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Elza Maria Correa Dantas, localizada no Município de São Domingos do Araguaia, Sudeste do Pará. A proposta busca uma tentativa de compreensão a maneira como alguns sentidos advindos dos discursos de estudantes – não identificados com heterossexualidades compulsórias - subvertem identidades binárias/cristalizadas de gênero e como essas complexidades peculiares se relacionam com as dinâmicas curriculares, sociais, e culturais da região. Nessa perspectiva, busca-se observar práticas vivas paradoxais exercidas na escola, ora mistificando/desmistificando estereótipos atribuídos ao corpo e consequentemente à sexualidade. Dessa forma, interessa a nossa pesquisa - referenciada como qualitativa - categorias temáticas descritas por Silva R.G.L.B. et al (2015, p.16): a família como primeira experiência de exclusão social do LGBTs; a escola como lugar de reprodução do preconceito; e a rua, lugar de acolhimento e vulnerabilização desse grupo. Como metodologia, trabalharemos sob um viés interdisciplinar, dando tratamento a Análise do Discurso como fundamento teórico-metodológico-analítico. Também se convocou às ações metodológicas a História Oral e suas recomendações por ensaios dialógicos através de entrevistas. Posteriormente, serão decantadas e analisadas categorias de análise para delimitação de um campo discursivo razoável para análises dessa pesquisa. Não exatamente como apêndice metodológico para dessas experiências dialógicas, serão acionados alguns procedimentos da etnografia, pensando na possibilidade de reflexão daquilo que só o diário de campo seria capaz de descrever frente às limitações impostas pelos “documentos” áudios visuais. Os resultados esperados coadunam com as experiências e levantamento de problemáticas da pesquisadora durante o exercício de 25 anos de magistério e deverão ser compartilhados na escola pesquisada, podendo contribuir para o debate das diversidades e inequidades de gênero.

Interno - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Presidente - 2110698 - HIRAN DE MOURA POSSAS