Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMIRES PEREIRA VIEIRA

DISCENTE: TAMIRES PEREIRA VIEIRA
DATA: 16/08/2022
LOCAL: Mini Auditório PDTSA

JOVENS RURAIS AMAZÔNIDAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: QUE/QUAIS PROJETOS DE VIDA VEM SE DESENHANDO?

Campesinato migrante, Jovens Rurais, Ensino Médio e Educação do Campo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar

Os estudos acerca da Juventude avançaram significativamente no contexto Pós Segunda Guerra Mundial demonstrando um aprofundamento sobre as dinâmicas socio culturais que esta categoria historicamente é construída. Neste sentido, os estudos sociológicos contribuem para uma construção conceitual sobre a Juventude a partir dos estudos bourdiesianos definindo esta categoria como heterogênea, socialmente construída, historicamente perpassa por mudanças, estando em constante disputa. A instituições como família, escola, mídia disputam a compreensão sobre a juventude, a partir dos instrumentos de dominação e reprodução sobre as/os jovens. Em se tratando da juventude rural se observa que a família possui uma influência importante na constituição histórica dessa categoria, assim como a dimensão do trabalho e da escola. A constituição do campesinato migrante na Amazônia em enfoque o sudeste do Pará se estabelece com a chegada de várias famílias em busca de terra. Contudo, em algumas áreas desta região isso será realizado com conflitos agrários com as empresas agropecuárias estabelecidas, fazendeiros, comerciantes. Portanto, a luta dos camponeses em permanecer no território será estrategicamente pela luta e garantia da escola das propriedades rurais, vilas, comunidades. A construção da Educação do Campo será mobilizada pelos movimentos do campo organizados na busca da Reforma Agrária, onde a escola tem papel fundamental na formação humana dos sujeitos a partir de uma perspectiva de luta de classe contra as ideologias dominantes, bem como em diálogo com as concepções freirianas de superação da opressão a partir da educação como pratica da/para a liberdade. A escola em específico a escola do ensino médio responsável pela formação das/dos jovens atua como instrumento do Estado está em constante disputa pelas camadas populares, pobre e oprimidas e a classe burguesa, opressora. Neste sentido, este presente trabalho objetiva analisar o projeto de juventude rural construído pelo Estado brasileiro por meio da Educação do Campo na Escola Estadual de Ensino Médio José Martins Ferreira, na Vila São Raimundo do Araguaia, município de Brejo Grande do Araguaia – Pará. O trabalho tem como lugar de pesquisa a vila São Raimundo do Araguaia situada no município de Brejo Grande do Araguaia-PA. Os jovens rurais estudantes do ensino médio do Sistema Modular de Ensino serão os sujeitos da pesquisa. Assim, esta pesquisa parte de abordagem qualitativa/quantitativa tendo a pesquisa participante como norte, realizada a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Neste caminho, a construção das/dos jovens rurais entendendo o contexto ao qual fazem parte, analisando a sua relação com a escola, a família e compreendendo os projetos de vida que as/os jovens constituem a partir da relação com a escola consequentemente a Educação do Campo entender a construção dos jovens rurais como em constante disputa seja pela família ou escola, entrelaçada pelos conflitos, problemáticas do território demonstram as primeiras percepções sobre este trabalho.

Presidente - 1338616 - LAILA MAYARA DREBES
Interno - 1495361 - ANDREA HENTZ DE MELLO